Goiânia, GO.--(
DINO - 06 jun, 2016) - Confiança significa acreditar nas intenções, atitudes, competências, integridade e sinceridade das pessoas. É um dos elementos mais importantes para gerar eficácia nos relacionamentos, sejam pessoais ou de negócios. Por outro lado, a falta desse sentimento afeta de maneira drástica os resultados, gerando perda de dinheiro e tempo, e pode desencadear outros fatores relacionados à convivência das pessoas, já que a confiança se tornou uma moeda que fortalece cada dia mais as relações.
Essa força, por assim dizer, é constituída tanto do caráter quanto da competência, embora muitos ainda acreditem no mito de que esteja ligada apenas à integridade, a qual compõe o caráter. Stephen M. R. Covey, no livro "A Velocidade da Confiança", desmistifica essa crença depois de anos de estudos e pesquisas. "A confiança é intangível, lenta, não pode ser ensinada, uma vez perdida não pode ser recuperada?" São ideias como essas que o autor refuta, ao provar o contrário: a confiança "pode sim ser mensurável, é extremamente rápida, pode ser ensinada e aprendida eficazmente (o que é uma grande vantagem estratégica e competitiva). Mesmo sendo difícil, na maioria dos casos, ela pode ser recuperada", afirma M. R. Covey.
Outro mito sobre confiança é o de que confiar nas pessoas pode ser arriscado. O autor afirma o contrário: não confiar é que é o risco. A confiança é a moeda mais valiosa em qualquer relação. Empresas e gestores com grande potencial de crescimento estacionam em determinadas fases da vida por não conseguirem confiar nas pessoas, pois consideram mais seguro administrar suas conquistas sem correr grandes "riscos". E não compreendem que, por pensarem assim, já estão se arriscando! Na prática, a moeda da confiança pode ser adquirida de várias formas. Algumas listo a seguir:
Se você é líder:
1. Comece delegando e dando liberdade para que o seu liderado realize pequenas tarefas que envolvam confiança. Vá aumentando a confiança aos poucos. Suponhamos que ele seja um novo publicitário que você contratou, aos poucos, vá delegando algumas contas maiores, se precisar acompanhá-lo nos primeiros atendimentos, faça isso.
2. Jamais fale mal de um colaborador para o outro, especialmente na ausência do dele.
3. Seja congruente. Procure equilibrar o que você pensa, sente e diz com as suas ações.
4. Procure cumprir o que promete.
5. Compartilhe informações.
6. Ouça com empatia.
7. Corrija pequenas interferências na comunicação. Compreenda que a transparência é fator fundamental para gerar confiança.
Se você é liderado:
1. Apresente com clareza os resultados daquilo que lhe foi confiado. Não espere ser cobrado.
2. Não omita informações. Seja o mais transparente possível.
3. Seja honesto em suas interações com os outros, não justifique suas falhas.
4. Assuma suas responsabilidades, não culpe terceiros, sobretudo se não estiverem presentes.
5. Estabeleça prioridades para o seu trabalho, de modo que os objetivos da organização sejam alcançados.
6. Termine o que começou, se possível, antes do prazo.
7. Em qualquer que seja o trabalho, não se esqueça de que a sua primeira responsabilidade é construir confiança.
Ao usar a moeda confiança, lembre-se que as palavras podem até dizer coisas bonitas sobre você, mas são suas atitudes que falarão mais alto quem você é.
Shirley Brandão é administradora, empreendedora, executive coach, especialista em Liderança e Gestão Organizacional, com ênfase em Liderança Sistêmica. Acumula mais de 25 anos de experiência em gestão de equipes comerciais. É autora do site Máximo do Mínimo (
www.maximodominimo.com.br).
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http://maximodominimo.com.br/