Releases 18/08/2016 - 13:50

Tratamento correto garante assistência continuada a pacientes com Glacucoma


Betim, MG--(DINO - 18 ago, 2016) - Dona Maria das Graças gosta de ler, bordar e cuidar das plantas. Há cerca de três anos ela começou a sentir uma leve vermelhidão em um dos olhos e a visão embaçada, problemas que lhe traziam certa dificuldade para realizar tarefas cotidianas como essas. Foi quando ela procurou sua unidade de saúde e, encaminhada à Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba - Icismep, foi diagnosticada com Glaucoma. Desde então, dona Maria das Graças faz o tratamento e recebe, além do acompanhamento médico, o colírio que deve ser usado para tratamento da doença.

A dona Maria das Graças é uma das cerca de seis mil pessoas atendidas anualmente na Icismep para tratamento de Glaucoma, doença irreversível que pode levar a cegueira. Desde que iniciou o tratamento da doença, o serviço na instituição tem crescido a uma taxa de 20% ao ano, cobrindo parcela importante da demanda regional.

De acordo com o Oftalmologista Edevardson Vidal Júnior a entrega do colírio proporciona um tratamento mais efetivo, pois o paciente faz o uso correto, o que não era possível quando ele precisava comprar e por dificuldades financeiras, não o fazia. É o caso do senhor Jesus da Silva, que também tem a doença e só começou a fazer uso correto da medicação depois que a instituição começou a fornecer gratuitamente. Isso porque a esposa dele também tem problemas de saúde e ele não conseguia comprar remédio para os dois.

O Glaucoma corresponde a cerca de 15% da cegueira no mundo e é tratado na instituição de forma continuada. Após o diagnóstico, o paciente passa a fazer parte do programa e tem retorno a cada três meses para acompanhamento, o que contribui para a melhora do quadro. Com equipamentos de ponta, a Icismep garante a qualidade da assistência e resultados positivos no tratamento. É o caso o Tomógrafo de Coerência Ótica, um equipamento que facilita o diagnóstico precoce, principalmente em pacientes que ainda não têm alteração no campo visual.

A Icismep é uma associação de municípios que se uniram para melhorar a assistência à população. Uma instituição pública, que sobrevive de recursos do SUS, criada em 1996 e desde 2005 iniciou a prestação de serviços aos usuários. Nesta época, eram 10 os municípios consorciados, que representavam uma população de cerca de 500 mil pessoas. Hoje são 30 municípios e uma população estimada de 2 milhões de pessoas.

A instituição realiza mais de dois mil procedimentos relacionados ao Glaucoma todos os meses, entre consultas para diagnóstico/reavaliação e consulta de acompanhamento, além de distribuir cerca de sete mil frascos de colírio mensalmente.

Mas não é só o Glaucoma que faz parte dos procedimentos realizados. Desde que iniciou a prestação de serviços à população, a Icismep aumentou a oferta de serviços e hoje cobre 80% da demanda regional por procedimentos de média complexidade nas áreas de Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Angiologia, Ortopedia, Cardiologia, Gastroenterologia e exames de imagem. Nas três primeiras especialidades é feita a linha de cuidado completa, o que significa que o paciente ao ser diagnosticado com qualquer doença em uma destas áreas, será tratado desde a consulta até a cirurgia, quando necessária.

Além da média complexidade, que representa 20 mil procedimentos e 800 cirurgias mensais, a instituição realiza cerca de 390 mil procedimentos todos os meses, por meio da transferência de gestão de estabelecimentos de saúde do município para a instituição.
Website: http://www.cismep.com.br