Baar, Suíça--(
DINO - 04 ago, 2015) - CRESCIMENTO EM TODAS AS REGIÕES, COM AUMENTO ACIMA DA MÉDIA NO LUCRO LÍQUIDO (11,1%)
? Crescimento de 5,6% nas vendas (?1,2% em francos suíços), chegando a CHF 2,625 bilhões.
? Crescimento em todas as regiões.
? Ganhos acima da média nas margens.
? Aumento de 11,1% no lucro líquido.
? Perspectivas para 2015: aumento de 6% a 8% nas vendas; crescimento acima da média nas margens.
Em 2015, foram obtidos aumentos significativos de volume e ganhos de participação no mercado em todas as regiões, mesmo em comparação com o mesmo período no ano anterior, que foi bastante positivo (com aumento de 18,1% nas vendas). Com taxas de câmbio constantes, as vendas aumentaram 5,6%, chegando a CHF 2,625 bilhões. O franco suíço valorizado produziu efeitos cambiais negativos de 6,8%, levando a um resultado em vendas de -1,2%. Todavia, a influência do franco suíço foi mais do que compensada pelo aumento do volume, pelas contínuas melhorias na eficiência e pelos preços mais baixos das commodities, fatores que levaram ao aumento acima da média das margens de lucro. O lucro operacional aumentou 8,3%, atingindo CHF 288,6 milhões (no ano anterior, foi de CHF 266,4 milhões), enquanto o lucro líquido aumentou 11,1%, chegando a CHF 197,3 milhões (no ano anterior, havia sido de CHF 177,6 milhões).
Nas palavras de Jan Jenisch, CEO da Sika: "Mais uma vez, um primeiro semestre vitorioso demonstra que a implementação rigorosa de nosso modelo de crescimento traz impressionantes resultados. Apesar do cenário desafiador, nossos 17 mil colaboradores demonstraram sua competência e comprometimento e atingiram um resultado recorde. Um crescimento do lucro líquido de 11,1% é um resultado bastante convincente, dada a valorização do franco suíço. As vendas nos principais mercados dos Estados Unidos, América Latina, África, Oriente Médio, Europa Oriental, Sudoeste Asiático e região do Pacífico, com seu crescimento na casa dos dois dígitos, sublinham a força de nosso modelo de crescimento e nos permitem enfrentar com confiança o futuro e a segunda metade de 2015".
CRESCIMENTO EM TODAS AS REGIÕES
Na região EMEA (na sigla em inglês, Europa, Oriente Médio e África), as vendas cresceram 3,8% na primeira metade de 2015. Esse crescimento foi acelerado no segundo quadrimestre graças ao bom desempenho na Europa Oriental, na África e no Oriente Médio. As vendas na Europa Ocidental não chegaram a alcançar os resultados extremamente positivos do ano anterior. A expansão da capacidade produtiva resultante da abertura de novas instalações industriais em Dubai e na ilha francesa de Reunião, no Oceano Índico, trará um impulso a mais para o crescimento regional no futuro.
As Américas do Norte e Latina registraram forte crescimento nas vendas. No Brasil, apesar do cenário difícil, ganhos na participação de mercado levaram a um aumento de 13,1% em vendas na América Latina. Investimentos em uma nova fábrica no Paraguai e o lançamento de novos produtos estão pavimentando o caminho para crescimentos futuros. Na América do Norte, o forte setor de construção dos EUA resultou em um aumento de 8,2% nas vendas. A expansão da capacidade produtiva está alinhada com as perspectivas positivas e representa um significativo catalisador de crescimento para o futuro.
O crescimento na região da Ásia e do Pacífico diminuiu, ficando em 1,7% em função de desdobramentos negativos no mercado chinês. Por outro lado, foram obtidos crescimentos em vendas na casa dos dois dígitos no Sudoeste da Ásia e no Pacífico. A Sika abriu sua primeira instalação industrial no Sri Lanka e fundou sua 91ª subsidiária nacional em Mianmar.
CRESCIMENTO IMPULSIONADO POR MERCADOS EMERGENTES E PELO SETOR DE ARGAMASSAS
Apesar das tendências negativas do mercado chinês, a expansão acelerada dos mercados emergentes continuou a gerar excelentes resultados, com as vendas aumentando 8,7%. Com suas altas margens de lucro, o mercado de argamassas ? um dos elementos centrais da Estratégia 2018 da Sika ? registrou um desempenho acima da média, com um crescimento em vendas de 12,4%. Nos últimos meses, a Sika expandiu ainda mais seu próspero setor de argamassas ao realizar três aquisições ? a BMI, nos EUA, a CTA, na Austrália, e a Duro?Moza, em Moçambique.
CRESCIMENTO ACIMA DA MÉDIA NOS LUCROS
Tanto o resultado operacional quanto o lucro líquido atingiram níveis recorde na primeira metade do ano. A influência do franco suíço foi mais do que compensada pelo aumento do volume, pelas contínuas melhorias na eficiência e pelos preços mais baixos das commodities, fatores que levaram ao aumento acima da média das margens de lucro. O resultado bruto subiu para 54,4% (no ano anterior, ficou em 53,3%). O lucro operacional aumentou 8,3%, chegando a CHF 288,6 milhões (no ano anterior, havia sido de CHF 266,4 milhões). Houve um crescimento substancial na margem de lucro operacional, de 11,0% (no ano anterior, foi de 10,0%). O lucro líquido elevou-se a 11,1%, totalizando CHF 197,3 milhões (no ano anterior: CHF 177,6 milhões).
PERSPECTIVAS PARA 2015
O desenvolvimento acelerado dos mercados em crescimento continuará. Em 2015, está nos planos da empresa abrir entre sete e nove instalações industriais. Em conformidade com sua Estratégia 2018, a Sika projeta aumentos de 6% a 8% nas vendas, com taxas de câmbio constantes. Há uma expectativa de elevação acima da média para as margens de lucro totais do ano, em virtude do contínuo aumento do volume, das melhorias na eficiência e dos preços mais baixos das commodities. Ainda assim, o resultado por ora desconhecido da oferta de aquisição hostil lançada pelo grupo Saint?Gobain faz com que essa previsão deva ser considerada como incerta.
SIKA - PERFIL EMPRESARIAL
A Sika é uma empresa de especialidades químicas líder no desenvolvimento e produção de sistemas e produtos para cola, selagem, amortecimento, reforço e proteção no setor de construção e na indústria automotiva. A Sika tem subsidiárias em 91 países ao redor do mundo e produz em mais de 160 instalações industriais. Seus quase 17 mil colaboradores geraram vendas anuais de CHF 5,6 bilhões em 2014.
Website:
http://www.sika.com/en/group/Media/Mediareleases/half-year-2015---growth-in-all-regions.html