Releases 07/03/2016 - 15:00

A "corpolatria" entre os jovens e a cirurgia plástica


Sorocaba/SP--(DINO - 07 mar, 2016) - Adolescentes podem fazer cirurgia plástica?
Os adolescentes já são responsáveis por 13% dos procedimentos estéticos realizados no Brasil.

A adolescência é marcada como um período de transições e descobertas. A descoberta, principalmente do corpo, acaba trazendo também a insegurança. Com isso, a procura pela cirurgia plástica vem crescendo entre os adolescentes a partir dos 16 anos.
Segundo o Dr Eduardo Braga, diretor técnico do Instituto Braga e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os jovens representam hoje 10% dos clientes do Instituto e segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica chega a 13% o número de procedimentos estéticos realizados em jovens no Brasil. As cirurgias mais procuradas por esse público são: Otoplastia (Orelha de abano), Rinoplastia (Nariz), Prótese de mama (Para as mulheres) e Ginecomastia (Para os homens).
"Aproximadamente 20% das pacientes que procuram cirurgia de aumento das mamas estão entre 16 e 18 anos" Afirma o cirurgião.
Os adolescentes são imediatistas, gostam que tudo seja feito no tempo deles, por isso nessas situações é fundamental a postura do cirurgião para despreocupar o paciente e deixa-lo confiante. Pois na maioria dos casos, o médico se torna o educador também.
A cirurgia plástica em adolescentes, não é proibida. Mas é necessário que o corpo já esteja totalmente desenvolvido, para não atrapalhar no crescimento. A mulher geralmente alcança o corpo fisicamente adulto aos 16 anos e os homens aos 18 anos.
Entretanto, o psicológico desses pacientes precisa ser trabalhado meses antes da cirurgia. Pois por serem imediatistas, eles também mudam de opinião muito facilmente. Por isso é preciso avaliar os porquês dessa decisão.
Cabe ao médico avaliar, explicar as indicações, contraindicar e limites dos procedimentos para que o jovem junto a seus pais possam optar pelo tratamento mais adequado.
Website: http://www.institutobraga.com.br