Releases 17/06/2016 - 09:20

Qual é o melhor tamanho de um texto de blog?


Belo Horizonte, MG--(DINO - 17 jun, 2016) - Todos querem fidelizar os leitores em seu blog depois de definir personas, elaborar um planejamento de marketing e bolar um cronograma de conteúdos. Mas você já parou para pensar que, além de se preocupar com o conteúdo e periodicidade de posts, é preciso se atentar também ao tamanho do texto? Um texto de blog pequeno demais pode ser considerado superficial, enquanto um muito grande pode se tornar cansativo. O assunto é delicado e gera um certo debate e, por isso, no fim você também precisa contar com o bom senso.

Ao escrever é preciso ser objetivo, uma vez que, ao navegar na web, é muito fácil perder a atenção e se distrair. Se o texto for mal escrito, maçante ou desinteressante, o leitor sairá sem pensar duas vezes. Então, antes de começar a seguir o seu Calendário de Conteúdo, já tenha em mente o tamanho final do texto.

Número de palavras x Conteúdo escolhido

Falar que um texto de blog com 1000 palavras traz mais resultados do que um de 500, ou vice-versa, é relativo. Além do tamanho do texto, é preciso levar o tema do conteúdo em consideração, assim como o seu conhecimento e do seu público. De forma geral, os números funcionam assim:

Pequeno (até 300 palavras): artigos curtos, opiniões, comentários, acontecimentos recentes, debates.

Normal (300 a 500 palavras): esse costuma ser o tamanho mais usado em blogs, principalmente quando se trata de Inbound Marketing. Antes de optar por ele, você tem que pensar se vai conseguir apresentar o problema e a solução ao cliente. Se você conseguir apresentar o conteúdo completo em 500 palavras, vá em frente!

Estendido (500 a 2000 palavras): é comum encontrar posts entre 500 e 2000 palavras. Se o assunto que você vai abordar é mais complexo e precisa de detalhes importantes, aposte neste tamanho de texto. Caso contrário, você não conseguirá abranger todos os tópicos necessários e pode ficar parecendo que o conteúdo do seu texto está incompleto.

Épicos (mais de 2000 palavras): os conteúdos épicos trazem grande vantagem. Para escrever um post com mais de 2000 palavras você precisa entender MUITO daquele assunto, então explore ao máximo suas palavras-chave para ajudar a melhorar sua posição nos motores de busca e ser a escolha final do leitor.

Rankeamento em sites de busca

Tenha atenção e carinho ao escolher o tamanho do texto, pois isso influencia o resultado dos sites de busca. Um texto de blog de 500 palavras traz menos palavras-chave do que um de 1000 palavras, e são essas palavras-chave que ajudam a melhorar o rankeamento do seu site, por exemplo.

Antes de começar a escrever, faça uma lista com as principais palavras-chave daquele conteúdo. Depois, escolha as palavras que mais levam visitantes ao seu site e busque repeti-las ao menos duas vezes ao longo do texto, de uma maneira que sempre faça sentido.

Tomando essas atitudes você terá melhores chances de ocupar as primeiras colocações em sites de busca. Os links internos e externos, além do SEO, também devem ser levados em consideração para aumentar o tráfego do seu site ou blog .

Agora que você já sabe mais sobre a importância do tamanho do texto no blog, coloque seus conhecimentos em prática. Nossos consultores estão disponíveis para te ajudar! Entre em contato. :)
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