Com o objetivo de ampliar o acesso ao tratamento antirretroviral na América Latina e no Caribe, dezenas de grupos nacionais, regionais e mundiais contra a AIDS se reuniram na Cidade do México para o primeiro Fórum da América Latina e do Caribe sobre a continuidade do tratamento UNAIDS, PAHO/OMS, IAPAC, CDC, PEPFAR uniram-se à AHF na organização do inovador fórum de saúde
CIDADE DO MÉXICO, México--(
BUSINESS WIRE)--4 de Junho de 2014--Representantes de 26 países se reuniram na Cidade do México entre 26 e 28 de maio para discutir a expansão do acesso ao tratamento antirretroviral (ART), que salva vidas, para aqueles que vivem com HIV/AIDS na América Latina e no Caribe.
O fórum de dois dias contou com 141 participantes, incluindo chefes de programas nacionais contra a AIDS, lideres clínicos de HIV da região da América Latina/Caribe e um grande número de representantes da sociedade civil, incluindo 13 redes regionais de organizações não governamentais (ONGs).
As organizações não governamentais e os grupos comunitários precisam estar ativamente envolvidos em todas as etapas da cascata de cuidados de HIV e não devem limitar-se apenas à abordagem de atividades colaterais ou trabalhar exclusivamente no fornecimento de serviços paralelos de baixo nível, disse o
Dr. Jorge Saavedra, embaixador global da AHF e ex-diretor do centro nacional de AIDS do México (CENSIDA), durante a cerimônia de abertura do evento, que foi organizado pela secretária da saúde do México,
Dra. Mercedes Juan. Esses grupos também devem estar envolvidos na prestação de serviços de testes e cuidados com HIV, bem como em seu incentivo, e os governos regionais precisam reconhecer que, se quiserem atingir metas ambiciosas, terão de trabalhar com essas organizações para expandir os serviços.
O quadro do fórum contou com um grande número de especialistas em epidemia de HIV/AIDS da região, incluindo a
Dra. Patricia Campos, diretora da agência da AHF na América Latina, que apresentou o modelo de testes das organizações sem fins lucrativos, o qual teve uma implementação global bem-sucedida, e o diretor da agência meridional da AHF
Michael Kahane, que ofereceu várias maneiras eficazes de implementação de serviços para ampliar a vinculação e retenção dos clientes, fato que ele testemunhou por meio da supervisão da prestação de assistência no sul dos EUA e Caribe.
Julio Montaner, especialista argentino em HIV conhecido internacionalmente, apresentou todas as evidências científicas iniciais de como o tratamento antirretroviral para pessoas soropositivas tem efeitos positivos que não beneficiam apenas o indivíduo, mas a saúde pública de toda a sociedade por meio de seus efeitos secundários de prevenção. Representantes do
governo brasileiro também destacaram que seu país está se desenvolvendo na direção das estratégias de teste e tratamento, independentemente da contagem de células CD4, e mencionou que estão convencidos de que é o caminho certo para o restante da região.
O encontro amplamente prestigiado resultou no desenvolvimento de uma nova estratégia ambiciosa contra a AIDS para a região fortemente impactada, que fará com que os governos nacionais se unam com grupos mundiais, regionais e locais contra a AIDS para atingir 90/90/90 até o ano de 2020. Especificamente, os objetivos da estratégia são:
- 90% das pessoas que vivem com HIV conhecerão seu estado: os grupos buscarão este objetivo por meio de uma expansão significativa nos serviços de testes do HIV, incluindo o fornecimento de apoio do governo para ONGs abrirem serviços de testes em ambientes comunitários.
- 90% das pessoas que precisam de tratamento estarão recebendo ART: todos os países representados nos fóruns concordaram em adaptar suas orientações nacionais, no intuito de incorporar as recém-alteradas diretrizes da organização mundial da saúde que exigem a implementação antecipada do ART.
- 90% das pessoas que receberem ART conseguirão supressão viral: no intuito de levar as pessoas que vivem com o HIV ao ponto de supressão viral ou seja, que elas tenham uma probabilidade muito reduzida de transmissão do vírus os grupos concordaram em trabalhar para melhorar o suporte para a adesão dos pacientes à medicação, simplificando serviços de assistência ao HIV, corrigindo sistemas de compras e eliminando problemas de falta de estoque dos medicamentos.
No final da conferência, representantes da Organização Mundial da Saúde/Organização Pan-Americana da Saúde e do governo mexicano convidaram os participantes a se reunirem novamente no próximo ano, para um segundo fórum em outro país, para acompanharem as intenções estabelecidas nesta semana e monitorarem sua implementação.
A AIDS Healthcare Foundation juntou-se às principais organizações de saúde regionais e globais incluindo a PAHO/OMS, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre AIDS (UNAIDS), a Associação Internacional de Prestadores de Cuidados com a AIDS, a Parceria Pan-Caribenha contra a AIDS, e o Grupo de Programas Nacionais Contra a AIDS da América Latina e os governos do Brasil e do México para formar uma coalizão de parceria para organizar o evento.
O evento também teve o apoio do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention, CDC), do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio da AIDS (Presidents Emergency Plan for AIDS Relief, PEPFAR) e da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (United States Agency for International Development, USAID).
Sobre a AHF
AIDS Healthcare Foundation (AHF) é o maior provedor sem fins lucrativos de tratamento e cuidados para HIV/AIDS nos EUA. Atualmente, a AHF oferece serviços e/ou tratamento médico para mais de 300.000 indivíduos, em 32 países, nos EUA, África, América Latina/Caribe, leste Europeu e Ásia. Para mais informações, acesse
www.aidshealth.org, encontre-nos no Facebook:
www.facebook.com/aidshealth e siga-nos no Twitter:
@AIDSHealthcare.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
AIDS Healthcare Foundation
Ged Kenslea, +1 (323)
308-1833celular +1 (323)
791-5526ged.kenslea@aidshealth.orgou
Kyveli Diener, +1 (323)
960-4846celular +1 (310)
779-4796kyveli.diener@aidshealth.org