Piracicaba, SP--(
DINO - 15 jul, 2015) - Hoje em dia há uma variedade de opções para quem quer garantir a segurança e responsabilidade de um bem adquirido.
E, entre os serviços em alta no mercado, nota-se o aumento na busca por empresas e profissionais capacitados para realizarem as perícias técnicas. O engenheiro Júlio Almeida, da J.Almeida Engenharia, comenta que a procura por perícias técnicas vem basicamente dos setores privados e judiciais, havendo uma menor procura por parte dos órgãos públicos. "No setor privado, a procura pode vir de grupos empresariais, grupos financeiros, fundos de pensão e condomínios residenciais. Já no setor judicial, o serviço é usado para embasamento em ações judiciais específicas", afirma.
O engenheiro também explica que há alguns tipos que são mais recomendados, como nos casos de bens imóveis. "Para bens imóveis, a avaliação pode ser indicada, por exemplo, quando se adquire terrenos e áreas rurais para saber o limite, posse e domínio. Há também os laudos cautelares de vizinhança, no caso de execução de uma obra. Outro exemplo é utilizar as perícias para saber se há problemas de natureza construtiva em edificações ou projetos, e até mesmo em instalações residenciais e comerciais", esclarece Júlio.
Mas, engana-se quem pensa que o serviço é só para imóveis. Bens móveis também podem e devem passar por perícias: "Equipamentos de qualquer natureza e veículos automotores também estão na lista das perícias recomendadas, principalmente se houver transporte de passageiros ou de carga, ou ainda se forem veículos especiais, embarcações, aeronaves, etc.".
E, por fim, destaca Júlio, há as perícias de responsabilidade, cujo objetivo é identificar se há riscos de desabamento, desmoronamentos, incêndios, explosões, acidentes de trabalho, acidentes aeroviários, rodoviários, ferroviários com embarcações, na perturbação do sossego ou trabalho alheio, alterações de limites territoriais, entre outros.
É válido ressaltar, no entanto, que estes tipos de laudos devem ser elaborados por profissionais legalmente habilitados ? engenheiros ou arquitetos, atendendo às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia). Os laudos periciais e avaliatórios devem também atender às sugestões e indicações da IVS (International Valuation Standards - Normas Internacionais de Avaliações).
"Atualmente, em função da evolução das normas técnicas e sua ampla aceitação e implantação jurídica, torna-se imprescindível o uso de laudos periciais para que as responsabilidades e garantias sejam legalmente efetivadas", conclui.
Sobre a J.Almeida Engenharia
A J.Almeida Engenharia atua desde 2002 prestando serviços na área de Consultoria Patrimonial, principalmente em atividades relacionadas a Avaliações de Imóveis, Análise de Viabilidade Econômica, Consultoria em Projetos e Perícias Técnicas. A empresa preza pela qualidade dos serviços prestados e tem como principal objetivo satisfazer os clientes com soluções rápidas e eficazes.
Website:
http://www.jalmeidaengenharia.com.br/