São Paulo - SP--(
DINO - 01 mar, 2019) - O Imposto de Renda é um dos tributos mais tradicionais presentes no calendário do contribuinte brasileiro. Anualmente, boa parte da população brasileira se prepara para informar seus rendimentos e despesas à Receita Federal e pagar a taxa aplicada sobre sua renda.
Porém, apesar de ser um imposto já famoso e aguardado, nem sempre o valor que deve ser pago é o mesmo. Diferentemente, de outros impostos, como o IPVA e IPTU, que sofrem alterações devido ao aumento de custos e da inflação do mercado, o valor do Imposto de Renda varia de acordo com gastos e ganhos de cada contribuinte.
Como este valor não é igual de um ano para outro, é preciso muita atenção para saber qual será o valor do
Imposto de Renda 2019. Por outro lado, há uma parcela de contribuintes que pagam esse imposto mensalmente. No caso, são os cidadãos que têm o Imposto de Renda retido direto na fonte, isso é, o tributo é descontado mensalmente diretamente dos rendimentos, como salário e ganhos de capitais alcançados em aplicações financeiras.
Cálculo do Imposto de Renda retido na fonte
Para o contribuinte realizar o cálculo do Imposto de Renda retido na fonte é necessário contar com os seguintes dados:
- Valor do salário bruto.
- Valor da dedução por despesas.
- Valor da dedução por dependentes.
- INSS multiplicado pela Alíquota.
Sabendo esses dados, é preciso aplicar uma fórmula para chegar ao resultado final:
Salário bruto - dependentes - INSS multiplicado pela alíquota - dedução = Imposto de Renda retido na fonte.
Cálculo do Imposto de Renda
Por outro lado, quando o assunto é realizar o
cálculo do valor do Imposto de Renda 2019 que aparecerá na guia após o preenchimento da declaração, o único caminho para isso é apresentando todas as informações.
O Imposto de Renda é o tributo que o governo cobra sobre todos os rendimentos dos brasileiros. Dessa forma, o imposto é calculado de acordo com os rendimentos totais e as despesas que podem ser deduzidas deste imposto, como cada pessoa possui esses dados diferentes, é preciso fazer a declaração para saber o valor exato do tributo.
Na hora de realizar a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deve informar todas as suas formas de rendimentos de capital, como salário, ganhos derivados de outras fontes como aluguel e vendas de bens, resultados de investimentos, entre outros.
Como nem todos esses rendimentos possuem fórmulas que obriguem a ter o imposto retido na fonte, a declaração do IR é a forma de atualizar e regular isso.
Além disso, há também as despesas que servem para deduzir o valor do Imposto de Renda, isso é, descontar o imposto. As despesas que são passíveis à dedução são entendidas como gastos que já passaram pelo processo de tributação.
As despesas que podem ser abatidas no Imposto de Renda são:
Despesas com saúde: gastos com plano de saúde, exames médicos, dentista, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, hospital, entre outros. As despesas com saúde não têm um valor limite.
Despesas com educação: essa categoria possui um limite de R$3.561,50 por contribuinte. São consideradas despesas dedutíveis os gastos com educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental, ensino médio, educação superior (graduação e pós-graduação) e educação profissional (ensino técnico e o tecnológico).
Dedução por dependentes: contribuintes que possuem dependentes declarados no Imposto de Renda, têm direito à dedução do imposto de R$2.275,08 por cada dependente.
Dedução por pensão alimentícia: aqueles que arcam com pensão alimentícia podem ter o valor total do gasto deduzido do imposto. Essa regra vale apenas para o valor combinado em acordo judicial.
Dedução por previdência oficial e privada: contribuintes que pagam o INSS mensalmente podem ter o valor deduzido. Quem possui um Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) ou um Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi), pode conseguir dedução de 12% do imposto sobre os rendimentos do ano. No caso do PGBL, essa dedução só é válida se o contribuinte contribui também para a previdência oficial.
Website:
https://artigos.toroinvestimentos.com.br/irpf/imposto-de-renda-2019-declaracao