Goiânia, GO--(
DINO - 12 set, 2016) - Nosso vocabulário vem se reciclando ao longo dos anos e, cada vez mais, palavras que antes eram meras coadjuvantes e expressões que quase não eram empregadas, ganham destaque em nossos diálogos com os outros e com a gente mesmo. Ao longo desta evolução, uma expressão que tem sido muito usada por pessoas bem-sucedidas, coaches e mentores é o "propósito de vida". Não é por acaso que ela é a "queridinha" da atualidade, já que tem influência direta nos resultados de qualquer ser humano.
A expressão, fruto de uma filosofia, atua como norteadora em nossas vidas, mas muitas pessoas ainda se confundem sobre o real significado do termo.
Uma pesquisa realizada recentemente pelo Instituto Deândhela convidou mais de 300 pessoas a responder uma enquete autoavaliativa sobre gestão do tempo e foi constatado que, apesar de 73% dos participantes responderem que "sim, têm um propósito de vida", 74% disseram não estar completamente satisfeito com as funções que desempenham e nem sobre a forma como dividem seu tempo.
Você deve estar se perguntando o que um dado tem relacionado a outro e eu te respondo: absolutamente tudo. A partir dos resultados e com base nos meus anos de estudos sobre gestão do tempo, verifiquei que muitos não sabem qual o real significado de "propósito de vida" e não compreendem que ele está totalmente atrelado às tarefas que nos dispomos a fazer.
Pensem comigo: se eu tenho um propósito, um sonho, algo que quero muito realizar e tenho clareza de onde quero chegar, por que me sentiria infeliz executando tarefas que me levarão a alcançá-lo? Talvez suas obrigações não estejam, de fato, alinhadas a seu propósito de vida. Já pensou sobre isso? Com o propósito norteando nossas vidas, fica muito mais fácil dizer não para atividades que não queremos e fazer escolhas de maneira assertiva. A partir daí temos foco no que realmente interessa e traz lucro para nossas vidas.
Mas por que eu preciso de um propósito para viver? Por ser uma expressão relativamente nova, ainda há certa resistência em compreender o que essas novas palavras vêm de fato somar às nossas vidas. Além disso, propósito não é algo que identificamos da noite para o dia. É necessário muita reflexão e persistência para encontrarmos este sentido em nossa vida.
Uma pergunta que contribui com essa identificação é: Se você tivesse todo o dinheiro do mundo, recursos não lhe faltassem, tempo sobrasse, o que gostaria de fazer pelo resto de sua vida? Refletir sobre o que você faria com amor e qual legado quer deixar para o mundo é fundamental para identificar seu propósito.
"Planejamento" é a palavra do momento e o "propósito" está na linha de chegada deste cronograma. Se quisermos ter sonhos realizados, precisamos primeiro definir o que, de fato, queremos alcançar e deixar como legado (nosso propósito), para, então, estabelecermos regras e passos para chegarmos lá.
Compreender que cada atividade que nos dispusermos deve estar intrinsecamente ligada à realização de nosso propósito, nos garantirá maior satisfação nas funções em que nos comprometemos a desempenhar. Afinal, ver as coisas realizando a partir dos nossos esforços é o gás para continuarmos adiante. E quando executamos nossas atividades com amor e persistência, o sucesso é inevitável.
Pense nisso. Baseie sua vida a partir de seu propósito, se destaque e ganhe dinheiro. Que assinatura você quer deixar no mundo? O que te transformará em uma pessoa realizada? Como chegar até lá?
Lembre-se que você é o autor de sua história. Assumir seu papel de protagonista dentro dela é o primeiro passo para alcançar uma vida de sucesso.
Website:
http://institutodeandhela.com.br/