Releases 04/06/2018 - 10:11

Audiobots revolucionam operação de cobrança


São Paulo, SP--(DINO - 04 jun, 2018) -
Apontada como uma das grandes tendências em tecnologia para 2018, a utilização de audiobots já é uma realidade no setor de relacionamento com clientes. Segundo o Gartner, em 2021, mais da metade das organizações gastará mais por ano em criações de bots e chatbots do que com o desenvolvimento de aplicativos tradicionais para dispositivos móveis. Para além de aplicações pessoais, os analistas dizem que, com o uso adequado de bots, também é possível aumentar o engajamento do colaborador ou do cliente, pois eles podem automatizar rapidamente as tarefas e liberar profissionais para funções não padronizadas. Para o Gartner, já em 2020 cerca de 80% da interação dos clientes com as empresas serão realizadas sem intervenção humana.

O fato é que o aumento de experiências bem-sucedidas com o uso de robôs de voz começa a deixar para trás o estranhamento inicial causado, principalmente, pela mudança de cultura que as novas tecnologias de inteligência artificial demandam. Na AeC, empresa do setor de relacionamento com clientes, o uso de bots tem mostrado que a atribuição de algumas tarefas aos robôs pode resultar em aumento de produtividade, melhoria na satisfação do cliente, redução de custos e, especialmente, em um novo patamar de atuação para o atendente, que passa a desempenhar funções mais sofisticadas na operação.

O diretor de Tecnologia e Sistemas da empresa, Gustavo Teixeira, conta que uma das primeiras soluções com bots, implantada em uma operação de cobrança, retornou resultados surpreendentes. Em um período três meses, foi observado um aumento de 40% do número de promessas de pagamento por ponto de atendimento e uma redução de 31% do custo operacional para o cliente da AeC.

“Os atendentes enfrentavam o desafio de aumentar as promessas de pagamento de contas inadimplentes”, conta Teixeira. Essa questão, que impacta negativamente muitos negócios, foi percebida como oportunidade pela equipe de tecnologia. “A solução automatizou o sistema de cobrança, tornando-o mais eficiente e, ao mesmo tempo, reduziu o custo operacional, que contempla, entre outros, o tempo de atendimento e o resultado da ligação”, detalha o executivo.

No contexto de uma operação de cobrança, o Contato com a Pessoa Certa (CPC) para realizar uma chamada que objetiva garantir uma promessa de pagamento é um dos principais indicadores. Com o projeto, baseado em software Audiobot de mercado e no desenvolvimento e integração da solução pela equipe da AeC, as ligações para os responsáveis pelas contas passaram a ser automáticas e a identificação, feita por meio de algoritmos de voz. Após fazer a triagem e confirmar o CPC, o próprio sistema negocia o pagamento da dívida, dando opções de prazo para o cliente escolher. “Todo o processo ficou mais rápido e assertivo, melhorando a experiência do cliente final. Somente se houver alguma necessidade específica, o contato é direcionado para um atendente”, explica o diretor.

“O projeto todo foi implantado em apenas 15 dias, incluindo o mapeamento, o desenvolvimento e a integração da solução completa, sem nenhum investimento por parte do cliente em infraestrutura de hardware”, conclui Teixeira.



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