Releases 18/01/2016 - 09:53

Como a indústria está aplicando a inteligência de mercado


Porto Alegre, RS--(DINO - 18 jan, 2016) - Em uma pesquisa que envolveu mais de 5.000 indústrias do Brasil, de diversos segmentos, a Futuremark Inteligência de Mercado perguntou a mais de 5.000 profissionais de marketing, qual é o perfil de atuação da inteligência de mercado na sua empresa.

Os resultados apontaram que hoje a área de IM tem uma atuação principal na área de marketing, apoiando o desenvolvimento de produtos e em segunda instância na área comercial, dando suporte a vendas.

A atuação no marketing de produto já é bastante desenvolvida: nessa área analistas de IM tem como função elaborar pesquisas de tendências de consumo, coletar a análise de dados, elaborar relatórios, diagnósticos de estratégias, análise da concorrência, estudo de movimentações estratégicas e desenvolvimento de táticas de posicionamento visando sempre a geração de inovações no mix de produtos existentes, nas estratégias de marketing e nas necessidades dos consumidores visando planejamento de lançamentos de novos produtos.

A formação dos analistas é na área de marketing e existem vários cursos específicos sobre esse tema disponíveis no mercado.

Já no caso de vendas, a pesquisa detectou uma tendência: as indústrias também vem usando a área de IM para estudar o mercado que a empresa atua, para analisar a performance da equipe de vendas encontrando assim oportunidades de ganho de vantagens competitiva. O uso do geomarketing associado ao cruzamento de bancos de dados por exemplo, permite mapear a atuação da empresa, avaliando onde estão as áreas brancas de alto potencial de consumo e como está a positivação da carteira de clientes onde a área comercial já tem presença através de representantes comerciais.

De posse desse mapa a área de IM pode demonstrar graficamente para os gestores de vendas como está a performance da equipe, onde estão os focos de atenção, bem como, sugerir novos canais de vendas que possam atingir as áreas brancas ou dar apoio na positivação.

Esse tema ainda é bem novo na maioria das organizações e existe uma grande necessidade de profissionais capacitados e cursos na área. Segundo o blog do Estadão, "Executivo S.A", este profissional é o 6º mais procurado no mercado com o tempo médio de recrutamento de 30 a 90 dias.

Para atuar com IM na área comercial as indústrias buscam analistas com formação nas áreas de Marketing, Administração ou Economia, com conhecimento avançado de excel, tendo em vistas que também faltam ainda boas ferramentas para atender essas demandas.

A Futuremark aproveitou o feedback dessa pesquisa para desenvolver o Workshop de Inovação Estratégica e Inteligência de mercado, que aborda essas duas aplicações de IM na indústria. O evento está na 4° edição e a próxima turma será na cidade de Caxias do Sul/RS nos dias 17 e 18 de fevereiro.

Sobre a Futuremark:

Empresa jovem, inteligente e com 12 anos de experiência no mercado, suas ações envolvem implantar novas estratégias que geram alta performance em vendas. Seu negócio envolve a criação de canais próprios de vendas, reestruturação de equipes de vendas, redimensionamento de equipe e capacitação, criação de um modelo próprio de atendimento compatível com a visão e os valores da sua empresa.

Sua carteira de clientes conta com mais de 200 cases de grandes indústrias da América Latina.

Website: http://www.futuremark.com.br/