Releases 14/12/2015 - 09:59

Rede de estudantes quer quebrar hegemonia estatista nas universidades


Belo Horizonte, Minas Gerais--(DINO - 14 dez, 2015) - Apesar de contar com importantes nomes como Eugênio Gudin, Roberto Campos, Meira Penna, José Guilherme Merquior, a inexpressividade do pensamento liberal dentro da academia brasileira parecia uma sina. A enorme quantidade de acadêmicos com viés estatista conseguia abafar as vozes que continuavam a falar sobre as vantagens da liberdade.

Incomodados, um grupo de estudantes participantes do primeiro curso de férias oferecido pelo Instituto Ordem Livre em 2012 resolveu resgatar uma ideia até então adormecida. Uma organização voltada para a promoção e empoderamento de liberais dentro da academia, assim nascia os "Estudantes pela Liberdade (EPL)". Desde sua criação há três anos, o EPL cresceu de um pequeno grupo de pessoas para mais de 600 indivíduos que se dedicam a promover as ideias da liberdade dentro de universidades e escolas brasileiras, criando coletivos, grupos, jornais, realizando eventos, e marcando posição sobre os mais diversos temas.

Para Ivanildo Santos, Coordenador de Comunicação da entidade, até mesmo indivíduos que estão mais a direita ou a esquerda de um liberal deveriam comemorar a expansão do EPL, para ele, "por muito tempo todas as soluções que saíam das universidades brasileiras envolviam mais estado, mais controle, todo o debate era centrado em apenas quem queria expandir ainda mais o poder estatal. Uma nova visão, que se mostra diferente de tudo que geralmente é apesentado, que vai gerar debates, deveria ser encarado como algo intelectualmente instigante por quem não concorda com ela."

Agora, com o objetivo empoderar estudantes liberais do ensino médio e universitário que buscam tornar-se lideranças dentro do movimento estudantil brasileiro, o Programa de Coordenadores dos Estudantes pela Liberdade estão com inscrições abertas! O coordenador local, em conjunto aos outros coordenadores, é responsável por gerenciar as atividades diretamente nas universidades e escolas. Interessados podem realizar seu cadastro em: http://epl.org.br/coordenadores/
Website: http://epl.org.br/coordenadores/