Releases 03/05/2018 - 10:55

Walmart começa a integrar a tecnologia blockchain em seus serviços, reporta Rodrigo Terpins


(DINO - 03 mai, 2018) - Cada vez mais a tecnologia tem sido explorada pelo mercado varejista. O objetivo? Agilizar e tornar mais seguros os processos do setor. Um exemplo é a Walmart ? uma das maiores redes de supermercados do mundo. Segundo o que informou no último 23 de abril a empresa de tecnologia e dados para o mercado financeiro e agência de notícias operacional em todo o mundo, a bloomberg, a multinacional está pronta para usar a tecnologia Blockchain em seus negócios de alimentos vivos. Quem destaca o assunto é o empresário do ramo varejista, Rodrigo Terpins.

A cadeia de suprimentos baseada em blockchain tem como objetivo melhorar a segurança alimentar. Rodrigo Terpins salienta que o projeto surgiu em 2016 e, desde o ano passado, estava sendo executado. Ele é coordenado por um consórcio que inclui gigantes como a Walmart, a Unilever e a Golden State Foods, em parceria com a International Business Machine (IBM), empresa da área da tecnologia da informação.

Através da tecnologia blockchain é possível, por exemplo, reunir informações detalhadas sobre os fornecedores de alimentos, bem como, onde estes foram cultivados e como se deu o processo de cultivo. Segundo o Walmart, isso daria mais agilidade e precisão à identificação de quaisquer fontes de alimentos contaminados e também ajudaria a retirá-los das prateleiras antes mesmo que fossem adquiridos pelos consumidores. Segundo declaração do vice-presidente de segurança e saúde alimentar do Walmart, Frank Yiannas ? feita na conferência Business of Blockchain do MIT Technology Review em Cambridge, Massachusetts, em abril, dia 23 ? o Blockchain foi capaz de encurtar o tempo de rastreamento de informações sobre os produtos de seis dias para dois segundos.

Conforme Yiannas a ideia é, também, adquirir fornecedores que estejam interessados em utilizar a tecnologia blockchain para colocar seus produtos na plataforma. Isso reduzirá ainda mais o tempo de processamento e as chances de que produtos que apresentem algum problema sanitário sejam colocados nas prateleiras para venda, reporta o varejista Rodrigo Terpins.

Vale salientar, ainda, que, por conta de se tratar de uma tecnologia de natureza descentralizada, a blockchain está protegida contra ataques de hackers e alterações de dados.

Outros exemplos

Outra companhia que também está trabalhando na transição para um sistema baseado em blockchain para gerenciar seus negócios é a gigante de tecnologia Samsung. Rodrigo Terpins informa que o anúncio foi feito também no mês de abril, pelo chefe de blockchain da empresa, Song Kwang-woo.

Além disso, o JD.com, principal site chinês de comércio eletrônico, com sede em Pequim, é mais um exemplo. A corporação está implementando a tecnologia Blockchain para garantir a qualidade e a origem da carne. A intenção da empresa é aumentar a segurança e impedir a entrada de carne ilegal ou adulterada na cadeia de fornecimento, acentua Rodrigo Terpins.

"Smart Package"

No mês de março, a rede Walmart apresentou uma solicitação de patente para o sistema "Smart Package". Trata-se de um sistema projetado para rastrear o conteúdo da embalagem, bem como, suas condições ambientais, localização e outros detalhes. A intenção é usar o dispositivo em novas tecnologias, como veículos autônomos e drones não tripulados.

Website: http://www.rodrigoterpins.com.br