Releases 22/06/2015 - 10:54

Tela de Bloqueio: solução inédita para assaltos a condomínios e residências


Rio de Janeiro, RJ--(DINO - 22 jun, 2015) - Cerca de 15 homens armados invadiram um prédio no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, no dia 18 de maio passado. Conforme o boletim feito pela Brigada Militar (BM), eles entraram em sete apartamentos e roubaram dinheiro e joias das famílias. Segundo a BM, eles entraram no prédio pela garagem.
Esse foi apenas um dos milhares de casos semelhantes de assaltos a condomínios verticais, que mesmo investindo muito em câmeras e alarmes acabam mantendo alguns pontos vulneráveis.
O problema acontece de norte a sul do país. Um levantamento do Sindicato da Habitação (Secovi) mostra que desde o começo do ano já foram registrados 19 assaltos a condomínios em São Paulo. A garagem foi o ponto fraco da segurança na maioria desses locais, que mesmo dotada de clausuras, acaba vulnerável pelo incorreto procedimento dos funcionários e/ou moradores.
Buscando solucionar uma necessidade de sua própria família, também vítima de roubos em condomínios, Tarcisio Caddah Melo, Engenheiro de Segurança do Trabalho, criou um equipamento inédito: a Tela de Bloqueio, uma barreira flexível (lembra uma cortina).
A tela é formada por uma estrutura com hastes de polímeros flexíveis, dotadas de um material condutor de corrente elétrica. A corrente empregada é idêntica à das cercas eletrificadas, ou seja, não letais. O carro passa por essa tela, que volta à sua posição inicial imediatamente, inviabilizando uma possível intrusão.
Caso ocorra a tentativa de intrusão, haverá uma descarga elétrica desconfortável, mas não letal, retardando a ação do intrusor. Esse é justamente o intervalo de tempo necessário para o fechamento de um possível segundo portão ou para a reação dos funcionários de segurança do condomínio, alertados pelo próprio equipamento que também aciona uma sirene e alarmes.
Os ocupantes do carro ficam seguros, pois toda a descarga elétrica fica no exterior (Gaiola de Faraday). Caso animais tentem atravessar a tela, receberão a descarga, mas em quantidade mínima, não causando maiores danos.
E por mais difícil de acreditar, as hastes não arranham o carro, pois além de flexíveis, são revestidas para não oferecerem nenhum atrito aos automóveis.
Para evitar que crianças e idosos acabem se machucando, a aplicação da solução é indicada em acessos exclusivos para automóveis e usada junto a portões convencionais.
O vídeo com o lançamento da solução foi postado ontem, pelo especialista Marcos do Val, no Facebook, e em menos de 24 horas já obteve mais de 3 milhões de visualizações.

Pode ser conferido em https://www.facebook.com/marcosdoval/videos/667765363358023/


Dados técnicos:

· Hastes de Polipropileno flexíveis (Plasmetal)
· Contato elétrico: Fitas de cobre de 1mm de espessura (Eletrofitas),
· Proteção para evitar arranhões:
* Fitas de silicone & feltro
· Gerador de choque (para demonstração):
* Equivalência de um choque de 120 volts
* Corrente de 1,0mA
* Potência dissipada no Choque: 3w
· Sinalização:
* Sirene de 12v
* Iluminação de LED vermelha
* Placa de sinalização
· Acionamento:
* Controle remoto


Mais informações: www.teladebloqueio.com.br

Assessoria de Imprensa:

Ferracini Comunicação e Serviços Ltda.

Lilian Ferracini
Tel: (11) 27291301 / (11) 971227646
E-mail: lilian@ferracinicomunicacao.com.br

Website: http://www.teladebloqueio.com