(
DINO - 06 nov, 2015) - Tudo começou com a dúvida de qual caminho seguir. Quando José Borghi cursava o terceiro ano do colegial sua irmã o convidou para assistir uma espécie de apresentação no teatro Castro Neves para clarificar as ideias do que fazer no futuro. A apresentação era, na realidade, a mostra dos comerciais premiados no Festival de Cannes. A dúvida de José Borghi se encerrava ali. Mal ele sabia que, no futuro, os seus comerciais que estariam faturando os leões de Cannes.
José Borghi é natural de Presidente Prudente e graduado em publicidade e propaganda pela PUC Campinas. Teve o início de sua carreira no ano de 89 na agência Standart Ogilvy. Reconhecido como criativo e redator, José Borghi também passou pelos escritórios da Talent, FCB, DM9/DDB e Léo Burnett antes de abrir sua própria agência.
Em 2002 José Borghi e Erh Ray firmaram uma parceria criando juntos a
BorghiErh. A empresa começou no fundo do quintal de Erh Ray, mas logo conquistou clientes importantes na sua carteira. No ano de 2006 a agência deu um salto fechando união com a multinacional Lowe. A BorghiErh passou a adotar também o nome Lowe.
Nos anos que prosseguiram a agência de José Borghi e Erh Ray se consolidou entre os dez maiores escritórios de publicidade e propaganda do Brasil. Mais tarde, com a saída de Erh Ray, a agência modificou o nome para Borghi Lowe ? com a presidência de José Borghi.
Ao todo, na carreira de José Borghi, foram conquistados quatorze leões no Festival de Cannes ? sendo um deles, o de melhor filme, exclusivo entre as agências do Brasil -, sete estatuetas London, quinze prêmios Abril, dez prêmios no The One Show e onze no The New York Festival. Segundo edição da Revista GO, assinada pela jornalista Marili Ribeiro, José Borghi faz parte dos vinte publicitários mais influentes no país. No ano de 2014 a Borghi Lowe ganhou o prêmio de agência do ano no Festival Brasileiro de Publicidade, assumindo a vaga de terceiro maior escritório do país no setor.
Recentemente, com a fusão da multinacional Lowe&Partners e o grupo Mullen, a agência Borghi Lowe passou a adotar o nome
Mullen Lowe. A mudança do nome está de acordo com o processo de adequação da nova marca. José Borghi agora é co-CEO da empresa juntamente com André Gomes.
Com sua marca registrada ? camisetas brancas e calças jeans ? José Borghi é o mentor de cases clássicos na história publicitária do Brasil. Ele é o idealizador da campanha "Rever Conceitos" da FIAT, jargão esse que foi adotado pelo dito popular e permanece até nos dias de hoje. Também, das inspirações de José Borghi veio a campanha dos mamíferos de pelúcia da Parmalat, o Brasil viveu um momento de febre pelos bichinhos. Outra case a ser destacado é o filme da Sazon embalado pela música "É o amor" de Zezé di Camargo e Luciano.
José Borghi ? além de
publicitário - mantém presente em sua vida uma
paixão pelo esporte. Frequentador assíduo do clube Pinheiros tem uma rotina regrada de treinos para competição do Triatlo: modalidade que envolve corrida, natação e ciclismo.
Website:
http://www.joseborghi.com