Releases 04/05/2017 - 14:22

Selo de Qualidade do Instituto GEOC, referência no mercado de crédito, promove a constante busca de soluções inovadoras e aprimoramento dos processos


São Paulo, SP--(DINO - 19 abr, 2017) - Uma das premissas do Instituto GEOC, como a sigla revela ? Gestão de Excelência Operacional em Cobrança ?, é a constante busca pela excelência. E o Selo de Qualidade é uma das ferramentas para consolidar esta missão. O caderno desenvolvido pela FGV está na 3ª geração e é constantemente revisado por profissionais do setor, com apoio da Fundação Vanzolini, da USP.

O Selo foi criado em 2008, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que desenvolveu um Caderno Específico para o segmento. 52 itens são avaliados, entre eles a visão estratégica, o portfólio de clientes, os processos de cobrança administrativa e judicial, a obediência à legislação específica do setor ? incluindo o Código de Defesa do Consumidor ? e outros códigos de conduta, os processos de gestão administrativa e financeira, a segurança da informação, a gestão dos indicadores de recuperação, a tecnologia, os investimentos em treinamento, os planos de carreira e os resultados.

Regularmente o Selo de Qualidade é revisado, com a participação de toda a cadeia do segmento de crédito e cobrança, ou seja, quem está diretamente envolvido no processo de recuperação e os contratantes. Uma ampla pesquisa de mercado é feita para saber, sob o ponto de vista dos clientes (bancos, financeiras e empresa de vendas diretas), o que precisa ser melhorado e quais itens eles gostariam de acrescentar no processo de auditoria. Do outro lado, participam lideranças das principais recuperadoras de crédito do mercado ? associadas ao Instituto ? nas áreas de RH, TI, operação e administrativo.

Todos os ajustes e adequações do caderno são realizados conjuntamente pela FGV e pela Fundação Vanzolini, referência internacional em excelência de processos de produção.

Para o IGEOC, "qualidade não é mais a simples aderência a normas e procedimentos. É valor agregado pelo esforço para atingir objetivos definidos na estratégia organizacional e, tem por princípio, reduzir a variação nos processos de forma contínua, eliminando defeitos ou falhas em produtos e serviços. O objetivo é a melhoria para a satisfação do cliente, de forma sustentável, transparente e rentável. É um investimento constante do Instituto na busca de soluções inovadoras, fundamentais para o fortalecimento da indústria de crédito e cobrança no país".

Sobre o IGEOC

As 16 empresas que compõem a entidade são Ação Contact Center, Antonio Braz & Vanya Maia Advogados Associados, Cesec, Global, Intervalor, J.A. Rezende, KSL Associados, Localcred, ML, Multicobra, Novaquest, RBrasil, Redebrasil, Renac, Way Back e Zanc.

As associadas do IGEOC atuam em diversos segmentos, como cartões de crédito, produtos bancários para pessoa física e jurídica, veículos, utilities, grandes redes de varejo, cobrança mercantil e cobrança internacional em 150 países.

O Instituto GEOC tem cerca de 20 mil colaboradores e 15 mil PA"s de atendimento, que juntas são responsáveis por cerca de 30% do mercado brasileiro.
Website: http://www.igeoc.org.br/