Campinas-SP--(
DINO - 25 ago, 2015) - A noite de 26 de agosto será marcada pelos sabores da França, no Bellini Ristorante, a partir das releituras gastronômicas especialmente rememoradas pelo chef francês Jonathan Wehrung. Sob a supervisão da gerente de alimentos e bebidas da Rede Vitória Hotel, Cristina Róseo, e apoio de toda a brigada do restaurante, Wehrung apresentará um menu exclusivo, de sete tempos, com sabores que estão muito além do convencional.
O chef garante que a noite seguirá numa aposta certeira aos paladares dos presentes, desde o primeiro prato quente - com cuisse de grenouille salteada, servida em purê de alho cozido lentamente em leite - até a sobremesa de souflé de frutas vermelhas.
De acordo com ele cada receita será um retorno às raízes gastronômicas das regiões onde viveu e trabalhou. Prova desta condição está, por exemplo, no segundo prato apresentado (uma homenagem histórica à Alsace, cidade natal de Wehrung, localizada a leste do país). Neste tempo, em especial, está reservada uma combinação versátil de peixe grelhado na manteiga, servido sobre berço de chucrute e molho de vinho branco. A iguaria habitualmente servida entre os sabores da carne de porco, das batatas e dos embutidos alemães, incorpora um viés gastronômico acompanhado de peixes. "É uma tradição pós-guerra, e, portanto, parte importante da cultura gastronômica da região que será oferecida, aqui, com sofisticação e beleza", considera.
Para além das expressões de talento gastronômico o jantar será ainda uma homenagem pessoal aos pais do chef. Proprietários de uma boucherie, em Alsace, Chantal e Philippe Wehrung são os responsáveis em ensiná-lo as primícias da gastronomia francesa. "Com meu pai aprendi o planejamento, a praticidade aliada à organização e, com minha mãe, o carinho com as pessoas, a humildade e o espírito de equipe. A concepção do jantar é uma homenagem a eles", conta.
Dentre tantos outros detalhes interessantes como este o Bellini servirá, pela primeira vez, a carne de marreco, numa entrada triunfal de galantine recheado com brunoise de legumes e pera ao vinho tinto, que, para ficar pronto, passa por nove etapas distintas. E quem escolher a versão harmonizada do jantar terá os sabores do galantine ainda mais enaltecidos pelo Bourgogne Forgeot, Pinot Noir.
Vale ressaltar que, na versão harmonizada, seis rótulos especiais, escolhidos a dedo, pelo sommelier da casa gastronômica, Cléber Pereira, serão servidos no decorrer do menu. No Bellini Ristorante o jantar será servido a partir das 20h e custa R$150 por pessoa, ou R$300 por pessoa com a harmonização de vinhos. As reservas são limitadas e podem ser feitas pelo telefone 19 3755-8027.
O Chef
A base de Jonathan é rica, firmada a partir das experiências vividas nas regiões francesas e também marcada pelas viagens mundo afora. Aos 30 anos - 16 deles dedicados à gastronomia - o chef conquistou experiência trabalhando em outras localidades como Caribe e Espanha até chegar ao Brasil. Aqui Wehrung reside com a família há seis anos e está à frente do bufê Casa Bellini, da Rede Vitória Hotel, além de também ter passado pelo Bellini Ristorante e implantar a cozinha do ibérico Esquinica. "Gosto desta liberdade de alma, das relações de amizade... a informalidade alegre deste povo me faz encantado", considera. Porém, antes de assumir as brigadas brasileiras Wehrung explica que aprimorou habilidades em Cannes, ao lado do renomado chef francês, embaixador da gastronomia mediterrânea, Christian Sinicropi e também em Megève, ao lado do grande chef Emmanuel Renault (a frente do restaurante Flocons de Sel, com três estrelas Michelin). "Foram experiências incríveis e oportunidades únicas em que pude vivenciar todos os procedimentos para um trabalho criativo, com qualidade e dedicação", enfatiza.