São Paulo, SP--(
DINO - 02 mar, 2018) - A forma de se comunicar vem mudando ao longo da história. Os constantes avanços tecnológicos impactam em diferentes aspectos da vida. Atualmente, o celular não é apenas uma maneira simples e rápida de comunicação, mas representa boa parte da rotina das pessoas. Além de efetuar e receber ligações, as pessoas trocam mensagens de texto e voz ao longo do dia, pagam contas, compram coisas, pedem comida e solicitam transporte.
Em setembro deste ano, a GSMA - Instituto que representa operadora de celulares de todo o mundo -, divulgou um estudo que indica o Brasil como o país com o maior número de smartphones conectados à internet na América Latina. Até aquele momento, eram mais de 234, 6 milhões de conexões sem fio no país. Destes, 73% via aparelhos smartphones e 35% usando tecnologia 4G.
Outro estudo que aponta o smartphone como grande ferramenta de acesso à internet, é o relatório da TIC Domicílios de 2016. Segundo a pesquisa, o crescimento de domicílios com conexões móveis saltou de 5 milhões, em 2012, para 9,3 mi em 2016. No total, 54% das casas e 61% dos brasileiros, maiores de 10 anos, já estão conectados. Este é o cenário da vida em sociedade: o smartphone e a internet como protagonistas. A partir desta condição humana, um novo segmento de mercado vem ganhando cada vez mais visibilidade, os aplicativos.
As empresas estão investindo na ferramenta como forma de atrair mais clientes e, também, fidelizar os antigos. Segundo Rodrigo Rosalin, sócio da Neemo (
www.neemo.com.br), deliveries para restaurantes, estar no ambiente digital hoje é imprescindível para o crescimento de qualquer negócio. "O aplicativo agrega valor ao estabelecimento. Além de proporcionar conforto ao cliente, o app abre diversas facilidades para o proprietário também", afirma.
A solução desenvolvida pela Neemo é personalizada para cada restaurante e, além de permitir que o estabelecimento receba pedidos deliveries via Website, Facebook, Facebook Messenger e WhatsApp Business, guarda todos os dados e informações de cada cliente para automações de marketing que podem ser ativadas e desativadas pelo restaurante, permitindo o envio de mensagens de aniversário com vouchers de desconto ao cliente, a plataforma ainda identifica clientes que não fazem pedido há algum tempo e gera automaticamente o envio de campanha para engajar o cliente a comprar, além de outras funcionalidades como, CRM, Central do Delivery, permitindo uma gestão eficiente de todo processo de delivery.
Fidelizando o cliente
A palavra-chave para deixar o cliente satisfeito, atualmente, é relacionamento. O relacionamento com o cliente - e a experiência de compra dele - precisa ser positivo. E o aplicativo é uma ótima ferramenta para quem deseja fidelizar clientes. "Nós sabemos que manter um usuário participante não é algo simples. Porém, ele abre diversas possibilidades para trabalhar com o público", explica Rosalin.
Além do canal estratégico de marketing direto que o app oferece, várias outras funções disponíveis permitem ao restaurante conhecer melhor seu público-alvo. "O aplicativo dá acesso a um banco de dados com as informações dos clientes. Conhecendo melhor o usuário, é possível criar promoções personalizadas e descontos direcionados, enviar mensagens de engajamento e as informações de resultado", aponta.
De acordo com a Neemo, o aplicativo não pode ser apenas uma cópia do site. Ele precisa oferecer vantagens exclusivas para quem o baixa. A usabilidade e a experiência do usuário são o que o farão retornar ao app e virar usuário fiel. "É essencial que a ferramenta esteja em constante atualização, agregando novas funcionalidades e com conteúdo de qualidade", observa.
Criar um programa de fidelidade também costuma funcionar. "A empresa pode criar promoções relacionando determinado número de pedidos a um brinde. Sem contar na possibilidade de oferecer cupons de desconto em datas comemorativas, que também costumam fazer sucesso", indica o especialista em desenvolvimento de apps.
Outras vantagens
Além de conforto para o usuário, valorização da marca e informações exclusivas e precisas dos clientes, o uso desta tecnologia é crucial para a redução de gastos excessivos com telefonia, quantidade de atendentes e comissões de marketplaces (apps com múltiplas lojas) já que o app próprio não cobra comissões sobre os pedidos com telefonia. O processo de desenvolvimento personalizado e implantação da ferramenta é rápido, e a relação custo-benefício é favorável.
"O valor do investimento acaba voltando rapidamente para a empresa com a redução de custos em diversas áreas, o aumento das vendas e os novos consumidores fidelizados através do app", explica Rosalin. Entre outras vantagens de se investir em um aplicativo próprio, estão a facilidade de gerenciamento das informações, e a consultoria dada pela empresa que o desenvolve e o alcance de novos consumidores.
Saiba mais
Atuando no segmento desde 2010, a Neemo visa facilitar o acesso a ferramentas digitais. Especializada em desenvolver sites e aplicativos deliveries personalizados, a empresa acredita que a exclusividade, usabilidade e inovação do seu trabalho é o que encanta, fideliza e converte. Entre os clientes da startup, estão Habib's e Subway.
Saiba mais:
https://www.neemo.com.br/.
Website:
http://www.neemo.com.br