Releases 09/12/2015 - 17:03

Primeiro documentário em filme 360 graus do Brasil retrata o desastre ambiental em Mariana.


São Paulo, SP--(DINO - 09 dez, 2015) - Nesta terça-feira, 7 de dezembro, foi lançado o primeiro documentário filmado com a tecnologia de vídeo em 360 graus do Brasil, chamado A Esperança de Mariana.

O filme retrata os desabrigados dos distritos de Mariana - MG, vítimas de uma tsunami de lama que soterrou casas e vidas, em função do rompimento das barragens da mineradora Samarco. É considerado, atualmente, o maior desastre ambiental do Brasil.

O documentário foi realizado de maneira totalmente independente pela startup de realidade virtual DIVR, baseada em São Paulo, liderada pelo publicitário gaúcho André Torales.

André comenta: "A tecnologia de realidade virtual, através dos vídeos em 360 graus, tem o poder de transportar os espectadores para outras realidades. Neste caso, quisemos transportar as pessoas de todo o mundo para Mariana, em Minas Gerais, em uma experiência de presença e empatia.".

A inspiração deste projeto foi o jornal norte-americano New York Times. Há um mês, o jornal entregou mais de um milhão de óculos de realidade virtual, o Google Cardboard VR, para seus assinantes. Com os óculos e seu smartphone pessoal, o assinante poderia vivenciar a experiência de realidade virtual através do download do documentário exclusivo The Displaced. Este conta a história de 3 crianças desabrigadas, no Líbano, no Sudão do Sul e Ucrânia.

"Fazia todo sentido criar o The Displaced brasileiro porque, mais do que retratar realidades de desabrigo, trouxemos uma visão humana e independente que contribua para realocação destas pessoas em novas casas."

Como é o processo de gravação
A gravação foi feita com 6 câmeras Go Pro, cada uma filmando um ângulo diferente em 2K de resolução. Depois da gravação, as imagens são "costuradas", através de um software exclusivo, em uma grande imagem em 360 graus.

Como assistir os vídeos
Existem duas maneiras de assistir os vídeos: da maneira menos imersiva e maneira mais imersiva.

A maneira menos imersiva é a mais acessível: seja pelo laptop, pelo tablet ou smartphone pessoal, o usuário pode entrar nas plataformas Facebook 360° ou Youtube 360° e assistir o vídeo no seu aparelho.

A maneira mais imersiva é com a utilização dos óculos de realidade virtual junto com o seu smartphone pessoal. Neste caso, temos desde o Google Cardboard (que é feito de papelão e acessível por cerca de 20 reais nas redes), até o Samsung Gear VR e o brasileiro Beenoculus.

Além destas, todas as grandes empresas globais de tecnologia estão desenvolvendo equipamentos ou conteúdos em realidade virtual. A consultoria de inteligência de mercado, Trendforce, prevê o faturamento global em realidade virtual de 70 bilhões de dólares até 2020.

Link para o documentário no Youtube 360 graus: https://www.youtube.com/watch?v=LAAcneKwS8c

Para quem quiser saber mais, pode acessar a fanpage no Facebook intitulada A Esperança de Mariana ou acessar www.divr.com.br, o site oficial da DIVR Realidade Virtual.
Website: http://www.divr.com.br