Releases 11/11/2016 - 15:26

Saúde bucal - Saiba o que é o bruxismo e como tratar


Rio de Janeiro--(DINO - 11 nov, 2016) - Saúde bucal, saiba o que é o bruxismo e tratamento

Você já passou pela situação de quebrar um dente ou uma restauração com um pão de forma ou com um alimento bem molinho? Isso acontece com frequência e, na maioria das vezes não tem nenhuma relação com o alimento que você está comendo ou com o material utilizado pelo seu dentista. Trata-se do bruxismo. O bruxismo é um mecanismo de extravasamento do estresse. Uma válvula de escape. Mas para os dentes e para as articulações do maxilar é uma válvula de escape perigosa.

O bruxismo é um distúrbio do sistema nervoso central que faz o indivíduo ranger ou apertar os dentes durante o sono ou até mesmo durante o dia. Esse ato involuntário causa desgaste, mobilidade e sensibilidade nos dentes. Além de dores nas articulações da mandíbula.

Como melhorar?
O procedimento clínico indicado para adultos é o uso de placas de acrílico para impedir que o paciente comprima as articulações, desgaste seus dentes e quebre restaurações. O diagnóstico mais frequente é o relato vindo do parceiro do paciente. O distúrbio não atrapalha a qualidade do sono, mas é possível acordar com a boca travada ou com dor, e ainda pode atrapalhar e muito o sono da pessoa ao lado.

"É muito importante que o dentista identifique e informe ao paciente que o mesmo é portador deste distúrbio antes de iniciar qualquer tipo de tratamento odontológico, pois com o poder de destruição que o bruxismo tem, todo o seu tempo e dinheiro investido pode ser perdido em poucas noites dormidas", explica o Dr Pedro Lima, sócio e dentista do Instituto Pedro Lima de Odontologia Avançada.

Caso a pessoa possua desgaste dos dentes, principalmente dos caninos, dores de cabeça frequentes ao acordar e muitas retrações gengivais ela deve procurar um dentista experiente em bruxismo, pois existe grande possibilidade dela ter esse distúrbio. Lima complementa.

"Diagnosticar o bruxismo precocemente é um fator decisivo para o sucesso e a longevidade de qualquer tratamento odontológico. Seja prótese, implante, ortodontia, endodontia, dentística, periodontia e outros".

Existe um protocolo de diagnóstico para identificar o bruxismo, e, infelizmente, ainda não existe "cura". Os dentistas fazem o controle a fim de garantir a longevidade e o sucesso do tratamento a longo prazo. O que pode-se dizer para o leigo é se ele possuir desgaste dos dentes, principalmente dos caninos, dores de cabeça frequentes ao acordar e muitas retrações gengivais ele deve procurar um dentista experiente nesta questão.

Estresse
O bruxismo está diretamente relacionado ao seu nível de estresse e preocupações diárias. Mesmo sendo uma pessoa calma e tranquila, as informações estressantes estão a sua volta quase 24 horas por dia, sobretudo nas grandes cidades.

O distúrbio acomete apenas adultos? Infelizmente não. As crianças também podem ter o bruxismo, chamado de bruxismo infantil. O controle e o tratamento em crianças é um pouco diferente, mas a essência é a mesma: dar qualidade de vida, proteger os dentes, as articulações e as restaurações.

Assessoria de Imprensa | Usina da Comunicação
Atendimento: Pedro Felipe ? Pedro@usinadacomunicacao.com.br
(21) 3553-2365 | (21) 3553-2360






Website: http://www.drpedrolima.com/