Tubarão/SC--(
DINO - 12 set, 2017) - Saber tudo sobre vinho é impossível. São mais de 5000 tipos de uvas espalhados pelo mundo, fazendo com que o consumidor sinta-se um pouco perdido na hora de buscar pela melhor opção.
Conhecer um pouco de cada uva pode ajudar você na escolha de uma boa garrafa, por bom custo benefício.
A Malbec é uma uva vinífera de origem francesa. Ainda bastante cultivada na região de Bordeaux. Para os brasileiros, ela é famosa pelos vinhos feitos na Argentina. Muito comum em prateleiras de mercado, de preço acessível e fácil de beber, logo encantou o consumidor. Ao contrário de uvas de maior personalidade, como a
Cabernet Sauvignon , conquista os iniciantes no mundo do vinho com facilidade.
A Malbec surgiu na França, mais precisamente na região de Cahors e posteriormente foi para Bordeaux e chegou ao solo argentino (sobretudo na região de Mendoza), próxima à Cordilheira dos Andes, por meio dos imigrantes europeus que desejavam difundir o cultivo das vinícolas no país.
O grande "segredo" de a Malbec ter se dado tão bem com o clima na argentina reside na altitude.
Para que esta uva apresente os melhores resultados, ela necessita de uma região que esteja acima do nível do mar e que obtenha maior intensidade de exposição aos raios solares.
Ao buscar se proteger dos raios ultravioletas, as uvas começam naturalmente a desenvolver cascas mais escuras e resistentes, dando a este vinho as características tão reconhecidas em sua cor, aroma e sabor.
Embora a Argentina seja responsável por mais de 60% da produção de uva Malbec em todo o mundo, muitos outros países mantém o cultivo desta uva para utilizá-la na composição de outros vinhos, os chamados cortes. Itália, Espanha e França estão entre eles.
Aqui no Brasil, há produção ainda tímida de Malbec. Há exemplares na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense.
APRENDA MAIS SOBRE VINHOS
Ficou interessado e quer aprender um pouquinho mais sobre outras uvas? Outras matérias como esta estão disponíveis no portal
Vem da Uva . O site é um grande apanhado de aprendizados em pequenas doses. De fácil entendimento e abordagem sem termos técnicos, o portal faz mais de 60.000 visualizações por mês, juntando enófilos de todo o país.
Website:
http://www.vemdauva.com.br