Releases 21/08/2017 - 10:26

Festival MCB Edino Krieger realiza atividades na UDESC


UDESC, Florianópolis (SC)--(DINO - 21 ago, 2017) - Santa Catarina receberá em setembro deste ano, o I Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger. O evento busca criar um espaço para homenagear e imortalizar o nome do compositor catarinense e promover a criação musical de compositores jovens e entrar para a agenda cultural catarinense por meio de sua realização anual.

A abertura do festival será marcada por um bate-papo com o compositor homenageado, no Instituto Aldo Krieger, em Brusque - cidade natal de Edino Krieger. Durante os quatro dias de programação em Florianópolis, os teatros Teatro Álvaro de Carvalho e Teatro Ademir Rosa serão palco de três concertos.

Pensando na diversidade do público, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) receberá dois workshops sobre música contemporânea nacional, abordando aspectos da criação e interpretação da música contemporânea brasileira. O objetivo é a incentivar o pensamento crítico coletivo bem como ajudar na formação de público jovem.

No dia 28 de setembro, o auditório do Auditório do Departamento de Música (DMU) da UDESC recebe duas mesas redondas. A primeira, com o tema "Criação contemporânea: liberdade de estilo e clareza de linguagem", acontece a partir das 14h e terá participação do professor Dr. Luigi Irlandini e Prof. Acácio Piedade. Às 16h, a prof. Dra. Thais Nicolau participa da mesa redonda sobre a temática "As funções do intérprete como pesquisador da música contemporânea".

O festival tem como objetivo colaborar para uma efetiva democratização da cultura, oferecendo atividades gratuitas e permitindo que um público variado tenha acesso ao evento. Também serão realizadas duas mostras musicais em hospitais públicos da capital catarinense visando potencializar tratamentos de saúde por meio da música e oferecer acesso ao espetáculo a pacientes e seus familiares.

Concurso de Composição

Promover novos talentos é um dos propósitos do Festival MCB Edino Krieger. O repertório do concerto de composições foi escolhido através de um concurso, que busca fomentar a criação musical brasileira e prioriza a participação de compositores catarinenses, valorizando a cultura local e enfatizando o espaço de homenagem aos catarinenses.

Fizeram parte da Comissão Avaliadora do concurso os professores Dr. Luigi Antonio Irlandini, Dra. Lourdes Saraiva e Dr. Acácio Piedade, do Departamento de Música da UDESC. De acordo com a professora de Música da UDESC e idealizadora do festival, a Dra. Thais Nicolau, essa atividade busca dar oportunidade a novos nomes da música contemporânea nacional, reforçando o princípio de democratização cultural e valorizando aspectos da cultura local.

Foram selecionadas sete obras de compositores amadores e profissionais. As composições serão apresentadas durante o "Concerto Concurso de composições", no dia 29 de setembro, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis. Os professores do Departamento de Música voltam ao palco e interpretam duas das obras selecionadas com a participação de Thais Nicolau e Guilherme Sauerbronn ao piano.

O homenageado, Edino Krieger, ressalta que o concurso abrange toda a música contemporânea brasileira que, segundo seu entendimento, vai além do estilo vanguardista e experimental europeu. "Quando eu organizei as Bienais [de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro], nós, compositores, discutimos que essas bienais seriam um espaço para todos. Até porque a música contemporânea brasileira retrata o Brasil, que é conhecido por sua diversidade cultural". O compositor enfatiza a pluralidade de elementos da cultura nacional e da música contemporânea.

Edino Krieger
Nascido na cidade de Brusque (SC), em 1928, Edino Krieger começou sua instrução em violino aos 7 anos. Pouco tempo depois, conquistou uma bolsa de estudos para o Conservatório Brasileiro de Música e estudou por um ano na renomada escola de música Juilliard School of Music de Nova Iorque. É um dos principais nomes da criação musical brasileira. Seu catálogo inclui cerca de 150 obras para orquestra sinfônica e de câmara, oratório, música de câmara, obras para coro e para vozes e instrumentos solistas, além de partituras incidentais para teatro e cinema.

As composições de Edino têm sido executadas com frequência no Brasil e no exterior. Recebeu, entre outros, o Prêmio Música Viva, o Prêmio Internacional da Paz, o primeiro lugar no Concurso Nacional de Composição do Ministério da Educação, foi agraciado com a Medalha de Honra do Cinquentenário do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a Medalha Anita Garibaldi de Santa Catarina. Foi construindo sua reputação de compositor com música de câmara e sinfônica, peças para teatro e cinema. Estudou composição com Lennox Berkeley e trabalhou com terapia musical no Hospital do Engenho de Dentro. Foi um dos compositores homenageados do II FMCB (Festival de Música Contemporânea Brasileira).


PROGRAMAÇÃO

Abertura
Bate-papo com Edino Krieger
26 de setembro
Instituto Aldo Krieger
Brusque
20h00

Mostra musical - Contrapartida social
27 de setembro

Estudo e debate - Mesas redondas
28 de setembro
13h00 - 17h00
Auditório do departamento de música - Udesc

Concerto Ernst Mahle
Teatro Álvaro de Carvalho
28 de setembro
20h00

Concerto Concurso de composições
29 de setembro
Teatro Álvaro de Carvalho
20h00

Concerto Edino Krieger
30 de Setembro
Camerata Florianópolis
Teatro Ademir Rosa - CIC
20h00


Serviço:
Festival MCB Edino Krieger

Data: de 26 a 30 de setembro de 2017

Local:

UDESC - Av. Me. Benvenuta, 2007 - Itacorubi

Teatro Álvaro de Carvalho - R. Mal. Guilherme, 26 - Centro

Teatro Ademir Rosa - CIC - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica

Mais informações: mcb@sintonizenacultura.com.br

Website: http://sintonizenacultura.com.br/projeto/MCB