Atibaia - SP--(
DINO - 11 mai, 2017) - A produção brasileira de petróleo voltou a crescer, de acordo com o último Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, os rendimentos, em março deste ano, chegaram a 2,550 milhões de barris por dia, um volume 12,6% maior que o registrado no mesmo período de 2016. Já a produção de gás natural totalizou 101,3 milhões de metros cúbicos por dia, superando em 12,2% o volume produzido no mesmo mês no ano anterior. O total da produção de petróleo e gás natural no País foi de, aproximadamente, 3,187 milhões de barris de óleo equivalente por dia durante o mês de março.
Valioso, o petróleo da forma que é extraído do solo não tem quase utilidade, mas após diversos tratamentos físicos e químicos, se torna muito útil, visto que é transformado em diversos subprodutos como combustíveis ? gasolina, óleo diesel, gás de cozinha, querosene; lubrificantes ? óleos e graxas; matéria-prima de antissépticos, fertilizantes, detergentes, ceras, aguarrás, asfalto, coque, diesel, gasolina, GLP, nafta, querosene, querosene de aviação e mais uma série de produtos como o plástico. É nas refinarias que o petróleo se modifica, atualmente, no Brasil existem cerca de 15 refinarias de petróleo, responsáveis pelo processamento de milhões de barris de petróleo por dia.
Apontadas por alguns especialistas como a base industrial da Era Moderna, estas instalações industriais são projetadas com o objetivo de realizar a limpeza e o refino do óleo cru extraído. Nas refinarias, o petróleo é colocado em torres aonde é aquecido em 370 graus celsius, onde assume a forma gasosa. Ao final do processo, o resultado é uma mistura de vapor com o que sobrou do petróleo em forma líquida. Durante a condensação destes vapores, boa parte dos subprodutos de petróleo são retirados, já que cada um atinge o estado líquido a uma temperatura diferente. O asfalto, por exemplo, é feito do material que não chega ao estado gasoso. Gasolina e diesel são separados por andares nas torres das refinarias.
Mas como o chamado óleo cru é transportado das plataformas de extração até as refinarias? Após a extração, o petróleo é transportado para os portos de embarque aonde são utilizados oleodutos e gasodutos subterrâneos para o transporte, esses tubos normalmente interligam diretamente as plataformas com os terminais e estes e as refinarias. Outra forma de transporte, são os navios-tanques, conhecidos como petroleiros, com grandes capacidades de carga este tipo de embarcação pode chegar a 500 metros de comprimento e 70 metros de largura. Neste modelo de transporte, também são utilizados terminais marítimos interligados as refinarias por oleodutos, visto que o transporte por terra é inviável. Em ambas formas de transporte, as empresas responsáveis pelo processo precisam de materiais de qualidade para garantir maior eficiência e segurança no processo, como os
mangotes de Óleo para Sucção e Descarga da
Acflex , que também podem ser usados no transporte e condução dos derivados, após passagem por processos químicos nas refinarias.
Website:
http://www.acflex.com.br/