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DINO - 29 mai, 2015) - Por Edgard Pereira*
Processos rápidos de conversão são o sonho das lojas virtuais dos consumidores. Quanto menos etapas, melhor para todos. O checkout express, ou compra em um clique, tem se popularizado cada vez mais, a ponto de todos os principais lojistas oferecerem a opção. É legal para o e-commerce, mas e para o internauta, que é cliente de vários sites ao mesmo tempo? Ele precisa se cadastrar com seus dados pessoais e de seu cartão em cada endereço virtual, geralmente com uma senha diferente. E como lembrá-las depois?
O sistema de checkout express com cadastro único surge como alternativa para comprar em várias lojas sem precisar fazer login. Com este formato, não importa se o usuário compra costumeiramente naquela loja ou se é a primeira vez. Ele não precisa preencher qualquer dado pessoal ou bancário, apenas confirmar as informações do cadastro inicial. A loja que utiliza o checkout express único pode integrá-lo também ao sistema de televendas, assim, o atendente não terá acesso às informações financeiras do cliente, pedindo somente a confirmação do token.
Além de facilitar a vida do consumidor no site e por telefone, o checkout express também ajuda a simplificar as coisas por e-mail. As campanhas de retargeting são as principais responsáveis por recuperação de carrinhos abandonados. Com esta tecnologia, torna-se ainda mais favorável à venda, já que, no correio eletrônico, a opção de compra expressa também aparece sem precisar fazer login de usuário na loja.
Agilidade e segurança são fundamentais para a evolução do e-commerce. A chegada de soluções de checkout express que aprimoram valores e eliminam intermediários só tende a fortalecer a experiência de compra do consumidor e, sobretudo, a evolução do mercado.
*Edgard Pereira é sócio-fundador da OneBuy, solução de tokenização que permite transações mais rápidas e seguras, que visa facilitar a experiência de compra dos clientes de e-commerce e call centers