SÃO PAULO, 25 de fevereiro de 2015 /PRNewswire/ -- O centro de pesquisas da Weigel Coaching realizou no último trimestre de 2014 uma pesquisa com 1.280 profissionais de todo país. De forma significativa, a incapacidade de lidar com a ansiedade revelou-se como o grande obstáculo para a produtividade.
Segundo os entrevistados 9% das pessoas estão em colapso emocional, 44% altamente ansiosas. Apenas 10% estão em estado de equilíbrio. Estado de ansiedade contínuo traz transtornos de ordem física e mental. O estado mínimo de equilíbrio emocional é um estado que na maior parte do tempo nos mantém em pleno funcionamento, em plena capacidade, capazes de resistir a pressão externa sem sofrer abalos perturbadores, quase impensável para a maioria dos profissionais.
13% das pessoas estão muito satisfeitas com sua carreira mas não se sentem engajadas com a proposta das empresas que os contratam cujos planos estratégicos atendem somente o interesse dos acionistas. Entre os fatores que causam a insatisfação no trabalho, aparecem novamente, o estado ansioso do ambiente com 27%, problemas com a gestão do tempo com 25%, questões ligadas à remuneração com 21%, alta demanda com 16%, e por último, pressão por resultados com 11%.
O estado ansioso pode ter diversas causas e tem inúmeros efeitos. A falta de transparência e clareza na gestão, mudanças constantes no planejamento, dificuldade em negociar prazos e estabelecer limites, demanda desordenada, falta de clareza na definições de papéis e responsabilidades e ausência de acordos entre as pessoas na linha de produção. Não há relacionamentos ou conversa de forma estruturada e construtiva no ambiente de trabalho.
A gestão do tempo virou uma patologia, políticas antigas tornaram-se barreiras da lógica e da produtividade, e o RH vem sendo apontado como não ciente de seu papel atual. Profissionais querem participar do negócio. Empresários precisam abrir a cadeia lucrativa e compartilhar sua obra não mais apenas lucrar através de sua rede. Este é o modelo sustentável moderno. Bons profissionais não assistirão mais diretores ou acionistas com uma vida farta enquanto eles trabalham arduamente para ficar com uma parte insignificante.
Contato:11 3037-7218
http://weigelcoaching.com.br
FONTE Weigel Coaching