(
DINO - 28 dez, 2018) -
Gestão e inovação são as molas propulsoras das empresas bem-sucedidas do século XXI. Quem entender essas ferramentas estratégicas tem grandes chances de prosperar nos mais diversos cenários econômicos. “Inovador não é apenas aquele que cria algo novo, mas o que incrementa algo já existente. Isso sim nos dá a oportunidade de aperfeiçoar o que é oferecido ao mercado e aos clientes”, explica a especialista em administração e marketing, Eliana Cordeiro. “Um bom exemplo são as empresas que cresceram e se reinventaram durante os anos de crise no Brasil. Isso aconteceu, principalmente por causa da inovação incremental”, completa.
De acordo com a última Pesquisa de Inovação (Pintec), realizada entre 2012 e 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e publicada em 2016, 36% das 132.529 empresas brasileiras com 10 ou mais trabalhadores fizeram algum tipo de inovação em produtos ou processos. A Pintec mostra ainda que em 2014 essas empresas investiram R$ 81,5 bilhões em atividades inovativas, representando 2,54% da receita líquida total de vendas.
EXEMPLO DE SUCESSO
O Grupo Dislub Equador se consolidou em 2018 entre as dez maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil. Isso só foi possível através de estratégias voltadas à inovação com investimentos que permitiram o desenvolvimento de infraestrutura, gestão e atendimento que, juntos, garantiram autonomia no mercado. Há 21 anos atuando nos segmentos de combustíveis líquidos, sólidos e gasosos nas regiões Nordeste e Norte, o Grupo aumentou em 20% o número de bandeirados em relação a 2017 e fecha 2018 com 1,4 bilhão de litros de combustível vendidos.
Segundo o presidente do Grupo, Humberto Carrilho, essa performance se deve ao aumento da importação de combustíveis e ao empenho de uma equipe unida e unificada. Em 2017, o Grupo era o 7º no ranking brasileiro de importação e distribuição de gasolina, assumindo em 2018 o 4º lugar no ranking brasileiro de importação de gasolina. Em relação ao diesel, o desempenho também foi positivo, saltando do 10º para o 8º lugar.
Diante desse cenário positivo, o Grupo também investiu em infraestrutura para ampliar a tancagem nos terminais de Itacoatiara (AM) e Guamaré (RN), chegando ao total de 160.926 m3. Em 2017, a capacidade de armazenamento era de 94.797 m3. O crescimento previsto para 2019 será decorrente dos investimentos em novas bases, como Itaituba (PA) e Porto Velho (RO), além de expansões de bases e terminais já existentes. Estima-se que esta capacidade de armazenamento alcance mais de 210.000 m3.
PESSOAS
A inovação reflete melhorias em produtos e representa avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor, além de trazer impactos mensuráveis. “Nas nossas empresas temos sentido isso ano após ano. Um bom exemplo é o reconhecimento do
Great Place to Work e os resultados que alcançamos no desempenho geral da empresa”, acrescenta Humberto.
Desde 2011, o Grupo Dislub Equador está classificado entre as melhores empresas no
Great Place to Work. Em 2018, foi uma das 15 companhias a conquistar o prêmio de Melhores Empresas para Trabalhar em Pernambuco e na Amazônia, figurando em 3º e 9º lugar, respectivamente. Também foi uma das dez Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil no setor de varejo, ficando na 7ª colocação. Por fim, foi eleita a 36ª Melhor Empresa para Trabalhar no segmento Tecnologia da Informação entre 110 premiadas.
O prêmio avalia o nível de confiança dos colaboradores nas empresas que trabalham e em seus líderes. “A sondagem foi feita pelos técnicos do instituto nas empresas participantes, englobando cinco dimensões - credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem - e análise das práticas de gestão que a empresa possui”, explica o CEO do GPTW, Ruy Shiozawa.
"O prêmio reconhece o nível de confiança dos colaboradores nas empresas que trabalham e em seus líderes, e tem, portanto, valor e importância indiscutíveis do ponto de vista das boas práticas de gestão de pessoas. Diante da premissa de que o maior ativo das organizações são as pessoas, estar entre as melhores empresas para se trabalhar certamente tem um significado e um desdobramento muito grande para cada uma das premiadas”, garante a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Amazonas (ABRH-AM), Kátia Andrade.
MAIS UM GRANDE ANO
Pioneirismo e inovação são as palavras de ordem para 2019 nas empresas do Grupo Dislub Equador. Além de iniciar o ano com mais de 40 postos já inaugurados com a nova imagem, as distribuidoras Dislub e Equador terão novos conceitos em diversos aspectos. “Traremos ao Brasil uma experiência única e inovadora que, com certeza, mudará muitos paradigmas do segmento”, antecipa o gerente de marketing David Freidzon. “Após alguns anos de pesquisas e buscas no Brasil e no mundo, encontramos soluções diferenciadas, inovadoras e adequadas ao mundo contemporâneo”, explica Humberto Carrilho. As novidades serão vistas ao longo do ano nos postos da distribuidora nas regiões Nordeste e Norte.
EMPRESAS QUE AGREGAM
As distribuidoras Dislub Energia e a Equador Energia abrangem uma cadeia de mais de 400 postos revendedores em cerca de 150 cidades nas regiões Nordeste e Norte. O Grupo conta ainda com a Petro Energia Industrial, empresa especializada na importação de combustíveis Coque Verde de Petróleo (CVP); Arla Brasil, responsável pela produção de um agente líquido que reduz a emissão de gases nocivos ao meio ambiente; TFB - Terminais Fluviais do Brasil, que opera desde 2013 sendo o maior terminal fluvial privado de combustíveis do País; e ABI - Administradora de Bens de Infraestrutura, responsável pela gestão e construção dos terminais do Grupo.
Website:
http://www.dislubequador.com.br/