Releases 18/12/2018 - 18:54

Vídeo marketing enriquece experiência e atrai novos clientes para o mercado imobiliário


(DINO - 18 dez, 2018) - O vídeo marketing é, atualmente, um recurso de vendas testado e aprovado por empresas de todos os segmentos. O estudo State of Video Marketing apontou que, em 2017, 81% das empresas utilizavam o vídeo como ferramenta de marketing, enquanto a pesquisa World Stream mostra que, em 2018, as empresas que usam o vídeo marketing geram uma receita 49% maior do que as que não usam. O mercado imobiliário e a construção civil são segmentos que aproveitam bem o potencial desse recurso tecnológico. Nos dois setores, que sentiram fortemente os efeitos da crise econômica, o vídeo marketing é um elemento estratégico para reduzir custos e, ao mesmo tempo, atrair e encantar novos clientes.Isso é possível graças ao desenvolvimento de ferramentas audiovisuais cada vez mais avançadas. O uso da tecnologia 3D e Realidade Virtual (RV) traz economia de tempo e de dinheiro, tanto para as empresas que querem mostrar os imóveis, como para clientes que desejam vê-los. Construtoras e incorporadoras podem, por exemplo, deixar de investir na criação de estandes, pois terão disponíveis vídeos dos edifícios que pretendem vender. Os clientes podem "caminhar" pelas edificações e simular a experiência de viver em um prédio que ainda nem foi construído. Os materiais podem ser rapidamente compartilhados em sites e redes sociais, o que amplia seu poder de alcance.As imobiliárias ganham tempo mostrando várias propriedades sem precisar ir até elas, deixando a visita física reservada aos imóveis com bom potencial de aluguel ou venda. Uma placa de "vende-se" contendo um código QR (sigla do inglês Quick Response, resposta rápida em português), que pode ser facilmente escaneado por telefones celulares equipados com câmera, leva o cliente a ver um vídeo sobre o imóvel à venda.Já o uso de drones na captação de imagens ajuda a visualizar externamente os imóveis e a conhecer o seu entorno. O cliente que deseja adquirir uma chácara pode dimensionar melhor o seu tamanho, por exemplo. O mesmo se aplica a quem deseja comprar uma casa, enquanto o cliente que deseja alugar um ponto comercial, um armazém ou um escritório pode contar com imagens externas do imóvel e verificar a infraestrutura de transporte e serviços do local em que está situado. Uma das empresas que aproveitam o potencial do vídeo marketing online é a Santos & Sá Engenharia. A companhia, que chegou há pouco ao mercado e aposta em soluções econômicas e pautadas pela sustentabilidade, faz filmagens das obras em andamento, destacando suas características inovadoras e ambientalmente responsáveis. Divulgados nas redes sociais e outros canais de comunicação, os vídeos ajudaram não só a fortalecer a marca, mas também aumentar o número de contatos realizados e contratos efetivamente fechados pela empresa. O vídeo marketing online chegou para ficar e facilita a vida de imobiliárias, construtoras e clientes na hora de comprar, vender ou promover um imóvel, seja ele residencial, corporativo, comercial ou industrial. Empresas que não dominarem a tecnologia correm o sério risco de ficar em desvantagem no mercado. Se for o caso da sua empresa, é melhor se atualizar já!*Thiago Regis é diretor de novos negócios da agência de marketing digital Pílula Criativa