Releases 13/09/2016 - 15:43

Pessoas Proativas: ingrediente fundamental para a proatividade de mercado


(DINO - 13 set, 2016) - A proatividade é um termo constantemente usado nas empresas. No entanto, ainda é pouco compreendido. Se é verdade que a proatividade está na boca de todos, ao mesmo tempo são raros os gestores que sabem estimular a ação proativa. Líderes gostariam que suas equipes de trabalho atuassem de forma antecipada, é fato. A realidade, porém, mostra que esses mesmos líderes não sabem ao certo como fazê-lo.

Empresas proativas são feitas "de" e "por" pessoas proativas . Assim, construir uma empresa proativa passa, em muito, por uma gestão da proatividade no âmbito dos indivíduos. Chamamos esse gerenciamento de Gestão do Comportamento Proativo, ou seja, o conjunto de práticas e ações voltadas a desenvolver a proatividade pessoal no trabalho.

Bom lembrar que o desenvolvimento de pessoas proativas dentro do ambiente profissional não pode ser apenas um plano ? essa prática deve sair do papel e ser implantada na sua empresa de forma prática e eficiente. O primeiro passo para isso é se perguntar e fazer a análise:

Quais as vantagens das pessoas proativas para o ambiente de trabalho?

AFINAL, O QUE É PROATIVIDADE DE MERCADO?

A proatividade de mercado tem um conceito bem simples para uma estratégia tão eficaz: ela representa a antecipação das mudanças, dos desafios e, consequentemente, das soluções. Representa criar a própria mudança e estar à frente em relação à concorrência, apresentando novos produtos, serviços e soluções.

Mas isso não quer dizer que as empresas proativas estão preocupadas unicamente com as atividades da concorrência para poderem chegar à frente. Empresas e pessoas analisam o meio em que estão inseridas para poderem buscar estratégias inovadoras, que vão mudar o conceito do meio atual e também fazer com que a concorrência preste atenção e se adapte ao novo jogo de mercado. Foi o que aconteceu, por exemplo, com a Apple, a Chanel e, mais recentemente, com o Uber, que mudou as regras do jogo e desestabilizou o tradicional sistema de táxis nas cidades do mundo inteiro.

Dessa forma, a proatividade de mercado se diferencia da reatividade. Enquanto a proatividade de mercado visa a inovação, a reatividade visa apenas a reação a qualquer desafio e problema de mercado que vier pela frente, ignorando o velho e útil (mas não tão usado) hábito de "pensar fora da caixa".

PESSOAS PROATIVAS X PESSOAS REATIVAS

Com todos estes conceitos, é importante mostrar as diferenças entre as pessoas reativas e as proativas para facilitar o entendimento do conceito de proatividade. Algumas das diferenças mais marcantes:

Inspiração: pessoas proativas são sedentas por novas oportunidades, por desafios a serem superados. São pessoas voltadas para a evolução, seja pessoal, profissional ou mercadológica. Dentro do cenário do mercado, essa habilidade é essencial para poder prever os desafios e propor soluções inovadoras. Ao contrário, as pessoas reativas veem os desafios como necessidades mercadológicas que devem ser solucionadas de forma responsiva, como um jogo de ação e reação.

Tempo de ação: pessoas proativas possuem a habilidade de olhar além e agir antes do problema, criando soluções prévias para desafios que ainda nem existem. Já as pessoas reativas esperam os problemas e desafios aparecerem para, então, criarem estratégias que irão solucionar aquele problema em particular.

Foco: pessoas proativas têm foco na previsão e no acerto para mudar o jogo de mercado e todo o conceito do meio em que se encontram. Enquanto isso, as pessoas reativas estão focadas em corrigir falhas, sem se preocuparem a fundo com o futuro.

Objetivo: as pessoas proativas têm a capacidade de quebrar paradigmas e antever oportunidades. Ao contrário, pessoas reativas apenas seguem regras estipuladas e atendem às necessidades explícitas.

Orientação: pessoas proativas visam a mudança do mercado, sempre evoluindo para um ambiente mais desafiador, mais moderno e que apresente cada vez mais soluções. Já as pessoas reativas estão acostumadas a se adaptar ao mercado, seguindo regras dos líderes e se acomodando neste estado.

Ficou claro, então, que as pessoas reativas fazem o mundo mover e estimulam a criatividade e os desafios que tiram o mercado das linhas fixas de pensamento. É preciso inovar, reinventar a partir de novas ideias e analisar o mercado como algo em constante mudança.

COMO SER PROATIVO NO AMBIENTE DE TRABALHO?

Pessoas proativas são a chave para que a proatividade de mercado aconteça da forma mais eficaz possível. Para que isso ocorra, é preciso ter em mente que elas precisam de autonomia para agir, de menos controle e supervisão para pensar e estudar o mercado, de treinamento para que aprendam os conceitos da proatividade de mercado e de reconhecimento profissional, elemento fundamental para os talentos competentes e inovadores.

A aplicação da proatividade de mercado se baseia em certas práticas dentro do ambiente corporativo, como por exemplo, o foco na autonomia dos funcionários, o apoio dos líderes a todos os participantes das ideias proativas, o ambiente que permita o risco compartilhado, o aprendizado e a confiança e, por fim, no reconhecimento de todos os participantes do negócio.

Em síntese, vale dizer que a proatividade de mercado ajuda não apenas a enxergar longe, mas a fazer com que os negócios se desenvolvam com o apoio de toda a equipe e com a união de forças. Por isso, é muito importante o desenvolvimento profissional e o reconhecimento das pessoas proativas como peças-chave para que o sucesso seja alcançado.

Ficou interessado em fazer com que a proatividade seja aplicada no seu negócio? Então, saiba mais a respeito e entre em contato conosco! E caso queira aprender mais sobre o assunto e conhecer alguns cases de sucesso, entre em nosso blog e leia nossos artigos!