Releases 30/10/2018 - 14:01

NEC e Transgene anunciam colaboração no campo da imunoterapia individualizada do câncer aproveitando a inteligência artificial da NEC e a plataforma myvac? da Transgene


TÓQUIO, Japão e ESTRASBURGO, França--(BUSINESS WIRE-DINO - 30 out, 2018) -
A NEC Corporation (NEC)(TOKYO:6701) e a Transgene (Euronext Paris:TNG) anunciaram hoje a assinatura de um Memorando de entendimento (Memorandum of Understanding, MOU) para uma colaboração estratégica voltada para o tratamento de cânceres sólidos. As empresas cooperarão para avaliar clinicamente as capacidades preditivas da inteligência artificial (IA) da NEC e o potencial terapêutico da plataforma de vetor viral baseada em MVA myvac? da Transgene em uma imunoterapia individualizada para o tratamento de cânceres sólidos. Os produtos experimentais desta colaboração devem entrar em testes clínicos em 2019.

A NEC e a Transgene vão fazer um investimento conjunto no primeiro estágio do desenvolvimento de uma imunoterapia individualizada que inclui testes clínicos com foco no câncer de ovário e no câncer de cabeça e pescoço HPV-negativo.

A imunoterapia está rapidamente se tornando o tratamento de escolha para combater o câncer, já que ativa o próprio sistema imunológico do paciente para atacar as células cancerígenas.

A NEC e a Transgene aproveitam o recente progresso da inteligência artificial e os avanços no sequenciamento do genoma para criar imunoterapia individualizada, que é adaptada às características únicas do panorama mutacional de cada paciente e às suas respostas imunológicas previstas. O produto é baseado em um vetor viral (MVA) desenvolvido pela Transgene com um comprovado registro de rastreamento de segurança clínica e é conhecido por sua eficaz imunogenicidade e eficácia antitumoral em pacientes.

O vetor viral será usado para visar os neoantígenos identificados usando um algoritimo proprietário da NEC. A NEC vem desenvolvendo soluções no campo da descoberta de drogas há quase duas décadas. O sistema de previsão de neoantígenos da NEC foi desenvolvido e validado com base em bases de dados publicamente disponíveis e em conjuntos de dados de laboratório molhado interno, alguns dos quais já usados para identificar antígenos clinicamente relevantes em outras indicações oncológicas.

Estes testes clínicos planejados alavancam a expertise e as tecnologias líderes mundiais de uma rede de empresas e centros de pesquisa, inclusive:

  • a tecnologia de ponta de inteligência artificial da NEC, "NEC the WISE", para identificação e priorização de neoantígenos específicos do paciente, e
  • a incomparável tecnologia de vetor viral baseada em MVA e a plataforma myvac? da Transgene.
"O campo emergente da medicina personalizada tem grande potencial para a aplicação da tecnologia central da NEC, e temos o prazer de estar trabalhando com a Transgene com o objetivo de desenvolver imunoterapias de ponta personalizadas", disse Motoo Nishihara, vice-presidente sênior e chefe da NEC Laboratories.

"Envolver o próprio sistema imunológico do corpo na luta contra o câncer mostrou ser uma grande promessa e criou um interesse sem precedentes entre os fabricantes de drogas oncológicas. Isso torna imperativo para a NEC tornar-se parte da corrida da imunoterapia o mais breve possível", disse Osamu Fujikawa, vice-presidente sênior da Unidade de inovação comercial da NEC Corporation.

"Esta colaboração reúne a inteligência artificial e nossa expertise em engenharia de vetor viral para possibilitar o desenvolvimento de um tratamento verdadeiramente inovador baseado na plataforma myvac?. Acreditamos que nossa colaboração com a NEC nos permitirá fornecer uma terapia eficaz e robusta para muitos pacientes que têm tumores sólidos e que podem se beneficiar desta abordagem individualizada de ponta e para avançar com sucesso no desenvolvimento da plataforma myvac? para o mercado", disse Éric Quéméneur, Pharm.D., Ph.D., vice-presidente executivo e diretor científico da Transgene.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:
NEC Corporation

Joseph Jasper, +81-3-3798-6511

j-jasper(at)ax.jp.nec.com


Fonte: BUSINESS WIRE