São Paulo, SP--(
DINO - 18 ago, 2016) - O professor da FGV Gesner Oliveira é o ganhador do prêmio Economista do Ano de 2016, concedido pela Ordem dos Economistas do Brasil. Em cerimônia na cidade de São Paulo, Gesner - que é sócio-fundador da consultoria GO Associados e foi presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e da Sabesp - recebeu a distinção dos colegas de profissão, que votaram para escolhê-lo vencedor. Colunista de economia do Jornal Primeira Hora, da rádio Bandeirantes (Band), Gesner transita com desenvoltura pela academia, o setor privado e o setor público. Como poucos, acumulou importantes conquistas por todos os lugares pelos quais passou - sempre com a ajuda de equipes bem montadas e competentes.
O prêmio Economista do Ano da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) existe desde 1959 e já reconheceu profissionais como os ex-ministros da Fazenda Armínio Fraga, Maílson da Nóbrega e Delfim Netto. Anualmente, seis profissionais indicados por uma Comissão Especial concorrem à honraria e, em 2016, Gesner Oliveira venceu com 37,97% dos votos. "Entendo esta reconhecimento como um prêmio por uma única razão que reivindico como mérito pessoal - tenho andado em boa companhia!", disse Gesner no discurso de aceitação. "Tive a sorte de ter professoras e professores, alunas e alunos, amigas e amigos, sócios, colegas e clientes brilhantes em várias dimensões da vida", afirmou.
Conheça melhor a trajetória de Gesner.
FGV
O vínculo entre Gesner Oliveira e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) vem de longe. Hoje, como professor do departamento de Planejamento e Análise Econômica Aplicados à Administração, ele acumula mais de duas décadas de história na instituição. A chegada à FGV veio depois de cinco anos de uma rica experiência primeiro como doutorando e depois como professor de Economia na Universidade da Califórnia em Berkeley. O tempo nos Estados Unidos ajudou a refinar as habilidades docentes de Gesner, que voltou para o Brasil sedento por uma sala de aula.
E na FGV, ele encontrou mais do que uma sala de aula. Na fundação, Gesner encontrou, essencialmente, bons alunos. Do convívio com eles, o professor tirou importantes lições, como o valor da disciplina dos graduandos mais dedicados, sempre dispostos a perguntar mais e aproveitar, ao máximo, o tempo e o conteúdo. Nos mestrandos e doutorandos do curso de gestão pública, Gesner viu a oportunidade de trocar experiências como um igual, dada a riqueza de vivências dos alunos, principalmente no serviço público. "Dar aula é um vício", diz Gesner. "É a minha cachaça", afirma ele, que é abstêmio.
GO Associados
Fundada nos anos noventa como uma empresa para atividades de consultoria mais de caráter individual, a GO Associados foi relançada em 2011 por Gesner Oliveira, Fernando Marcato e dois ex-integrantes de sua equipe na Sabesp. A consultoria, que começou em um escritório da Regus em São Paulo, hoje ocupa dois andares de um prédio comercial na avenida Faria Lima que somam 300 metros quadrados de área. "Nossa ambição é ser o Uber das consultorias", diz Gesner. "Queremos fazer o matching entre o pool de consultores e o pool de demandas por consultores que existe no mercado", afirma.
Com economistas, engenheiros e advogados na equipe, a consultoria prima pela multidisciplinaridade e produz pesquisas com objetivo de aproximar o mercado da academia e vice-versa. "É um sonho desde os tempos do Cebrap", diz Gesner, que foi pesquisador do órgão. Com tempo e trabalho duro, o economista espera fazer da GO Associados a referência em consultoria na América Latina, como são as grandes potências deste mercado em atuação na Europa, nos EUA e na Ásia.
"Há espaço e demanda por esse líder regional, por uma referência a ser buscada por quem vem de fora e quer fazer negócios na América Latina", diz Gesner. Com forte viés de pesquisa, profundo entendimento de mercado e a liderança de alguém como Gesner, que construiu ótima reputação internacional através dos anos, a GO Associados sai na frente.
Cade
Um dos primeiros trabalhos de Gesner Oliveira, ao assumir o Cade, em 1996, foi de firmá-lo, institucionalmente, de criar uma equipe redonda e um bom método de trabalho. "Hoje, quando se fala em uma grande fusão, as pessoas se perguntam se o Cade vai ou não autorizar", diz Gesner. "Naquela época, as pessoas nem sabiam o que era o Cade".
Pela mãos do economista, que teve dois mandatos de dois anos à frente do órgão (1996-2000), passaram casos importantes, como o da criação da Ambev a partir da fusão, em 1999, das cervejarias Brahma e Antárctica. A operação gerou muita discussão e o Cade a aprovou sob restrições, como para um concorrente envolvendo a venda de fábricas, marca e espaço na distribuição. Hoje, Gesner é um dos maiores especialistas em defesa da concorrência do País, com livros publicados sobre o tema, além de mais de 180 participações em reuniões científicas e palestras nacionais e internacionais do assunto.
Sabesp
Não foram muitos os momentos em que Gesner Oliveira sentiu necessidade de parar de dar aulas para se concentrar no trabalho. Um deles foi quando ele assumiu o cargo de presidente da Sabesp, em 2007. "O começo foi como domar um cavalo selvagem", diz ele, que interrompeu as aulas no primeiro ano à frente da companhia. Defensor da eficiência na gestão dos negócios, Gesner logo percebeu que havia muito espaço para enxugar a operação da Sabesp. Um programa de corte de despesas implantado em 2008, por exemplo, reduziu os gastos fixos anuais da empresa em R$ 300 milhões.
Gesner ainda encabeçou um esforço para vender ativos não operacionais da empresa e estabeleceu um programa de metas claras e objetivas para seus funcionários que condicionou a distribuição de participação em lucros ao cumprimento das metas. E mesmo reduzindo custos, Gesner conseguiu dobrar os investimentos feitos pela empresa e, com isso, baixou um incômodo índice que é velho conhecido de quem trabalha com saneamento no País: o da perda de água tratada. Quando Gesner assumiu, o índice da Sabesp estava em 31% - cinco anos depois, ele tinha caído para 26%. "Não consegui fazer tudo que eu queria, mas saí satisfeito com o trabalho e impressionado com a qualidade técnica da equipe da Sabesp".
Leia a matéria
Gesner Oliveira é eleito Economista do Ano 2016 pela OEB Website:
http://www.goassociados.com.br/noticias/gesner-oliveira-fgv-cade-sabesp-economista-do-ano