Releases 18/08/2016 - 14:38

Concerto comemora os 249 anos de Piracicaba


Piracicaba, SP--(DINO - 18 ago, 2016) - A Orquestra Sinfônica de Piracicaba comemora o aniversário de 249 anos da cidade com a participação dos vencedores do 1º Concurso de Solistas. O programa do concerto tem duas apresentações no próximo sábado, 20, às 16h30 e às 20h30, sob regência do maestro convidado Thiago Tavares, no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central. Os ingressos são gratuitos.

Diretor artístico e regente titular da OSP, o maestro Jamil Maluf diz que a performance traz um repertório requintado, com obras de Bottesini, Saint-Saëns, Serge Koussevitzky e Sibelius, e conta com a presença de um maestro dinâmico, que atuou em várias sinfônicas brasileiras como regente convidado. "É o presente da OSP à cidade e ao público, numa ocasião especial. Neste concerto, a Sinfônica valoriza o talento individual dos seus músicos e demonstra a qualidade musical do conjunto."

Esta é a segunda vez que o maestro Thiago Tavares assume a batuta da OSP. Ele esteve em Piracicaba para reger o concerto de maio do ano passado, com a participação da meio-soprano paranaense Luciana Bueno. "Reger a Sinfônica em 2015 foi uma experiência incrível e voltar, agora, com este repertório, me deixa profundamente grato, pois Piracicaba tem uma recepção calorosa."

Tavares tece elogios à qualidade alcançada pela Sinfônica de Piracicaba desde o processo de reestruturação, iniciado no ano passado. "O som da OSP é um patrimônio que todos os brasileiros devem conhecer. Tem personalidade, é redondo, não tem pontas, nunca é agressivo e possui um "toque de sonoridade alemã"", diz o maestro, ao utilizar de uma analogia gastronômica: "a OSP possui ingredientes refinados da melhor qualidade e um chef que sabe muito bem o que está fazendo".

OBRAS ? Paulistano de 29 anos, Gustavo Quintino abre o programa com Tarantella, do compositor italiano Giovanni Bottesini. O contrabaixista participou dos principais grupos sinfônicos jovens de São Paulo. Em 2014, foi um dos ganhadores do concurso Jovens Solistas, da Orquestra Experimental de Repertório (OER), e em 2015, destaque no Festival de Campos do Jordão, com menção honrosa pela excelência musical.

A interpretação da segunda peça, Havanaise, de Saint-Saëns, está aos cuidados de Matheus Baião, de 22 anos, natural de Limeira. Aluno de Elisa Fukuda há seis anos e membro da Camerata Fukuda, participou da quarta eliminatória do Programa Prelúdio, da TV Cultura, no ano passado. Também venceu o 22º Concurso de Jovens Solistas da OER e ficou em segundo lugar no Concurso Nacional de Cordas de Juiz de Fora.

O paulistano Rafael Figueredo, de 25 anos, apresenta o Concerto para Contrabaixo op.3, de Serge Koussevitzky. Formado na Academia de Música da Osesp, na Emesp e na Fundação Magda Tagliaferro, ele tocou com a Osesp e participou de turnês na Alemanha, Inglaterra, Holanda e EUA, com a Orquestra Jovem do Estado e Sinfônica Heliópolis. Participou dos festivais de Campos do Jordão, Pommesfelden e Bethouvenfestbonn, na Alemanha, e conquistou o Prêmio Machado Meyer.

Na segunda parte do programa, a OSP traz dois poemas sinfônicos de Jean Sibelius: En Saga op.9 e Finlandia op. 26. Conforme explica Tavares, En Saga significa história e revela a personalidade do compositor finlandês. "Sibelius não diz que história é essa, apenas que é um estado mental". Sobre a peça Finlandia, a mais conhecida do autor, o maestro acrescenta que ela foi escrita em momento em que o país nórdico buscava a independência da Rússia. "É uma música de triunfo, de uma natureza bela e implacável, de um povo buscando a liberdade."

A Temporada 2016 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba é realizada com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural. As empresas Caterpillar Brasil e Raízen são patrocinadoras, via Lei de Incentivo à Cultura. São apoiadores culturais: Bom Peixe, Empem, Rádio Educativa FM, Maison Vivenda Buffet, Cultura Artística, Jornal de Piracicaba e Revista Arraso.

HOMENAGEM ? Excepcionalmente este mês, a OSP não terá a palestra O Meu Concerto de Hoje, às 16h30. Neste horário, o maestro Jamil Maluf recebe o Título de Piracicabanus Praeclarus, a honraria de maior destaque da Câmara de Vereadores de Piracicaba, por iniciativa do vereador André Bandeira. Na sequência, às 17h, acontece o ensaio geral aberto.

Palavra de origem latina, praeclarus significa excelente, o mais brilhante e ilustríssimo. A homenagem é concedida pela Casa de Leis piracicabana ao nascidos na cidade que se destacam na sociedade e que, de alguma forma, contribuíram para as artes, as ciências e as letras.

SERVIÇO ? Concerto de aniversário de Piracicaba, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado, 20 de agosto, às 16h30 e às 20h30, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Ingressos gratuitos. Distribuição de 17 a 19 de agosto, das 15h às 18h, e no dia 20, antes das apresentações. Mais informações: (19) 3413-5212 e www.fb.com/sinfonicapiracicaba