Releases 26/10/2016 - 13:48

Ribeirão receberá corrida de conscientização para o Novembro Azul


RIBEIRÃO PRETO--(DINO - 26 out, 2016) - Foi lançado a 1ª Corrida Novembro Azul, idealizada com o objetivo de conscientizar a população masculina a respeito das doenças pertinentes, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O evento, realizado pelo Hospital de Câncer de Ribeirão Preto e com organização do grupo Correr, terá todo o lucro destinado à instituição, que lançará nos próximos meses um projeto inovador voltado aos homens.

A 1ª Corrida Novembro Azul acontecerá no dia 27 de novembro, às 08 horas, na Estácio, localizada na avenida Abraão Issa Halack, 980, em Ribeirão Preto ? SP e contará com percursos de 3 e 5 km, para caminhada e corrida respectivamente. As inscrições, que já estão no último lote, podem ser feitas pelo site www.revistacorrer.com.br e dão direito a um kit composto por uma camiseta personalizada, chip e número de peito.

O público poderá contar ainda com todo suporte de segurança, hidratação e profissionais da saúde em todo percurso, entre eles um staff com alunos da Faculdade de Medicina da Estácio. Ao término, cada participante receberá isotônico, frutas e medalha. Haverá premiação em vale-compras na Decathlon para os 5 primeiros colocados no geral masculino e feminino.


Sobre o câncer de próstata

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que só os homens têm. Fica logo abaixo da bexiga e na frente do reto e a uretra, o canal que transporta urina passa através dela. A próstata contém pequeninas glândulas especializadas que produzem parte do líquido seminal ou sêmen, que protege e nutre os espermatozóides.

Hormônios masculinos fazem com que a próstata se desenvolva no feto e ela vai crescendo à medida que um menino se torna adulto. Se o nível de hormônios masculinos for baixo, a glândula não vai atingir suas dimensões totais. Em homens mais velhos, frequentemente à parte da glândula em torno da uretra cresce continuamente, causando a hiperplasia prostática benigna (HPB), que causa dificuldades no ato de urinar.

Embora a próstata seja constituída por vários tipos de células, a maioria dos cânceres de próstata tem origem nas células das glândulas que produzem líquido seminal. Eles são chamados de adenocarcinomas.

Na maioria das vezes, o câncer de próstata tem desenvolvimento lento e alguns estudos mostram que cerca de 80% dos homens de 80 anos, que morreram por outros motivos, tinham câncer de próstata e nem eles nem seus médicos desconfiavam. Em alguns casos, porém, ele cresce e se espalha depressa.

Alguns especialistas acreditam que o câncer de próstata começa com pequenas mudanças no tamanho e forma das células das glândulas da próstata. Essa alteração, conhecida como neoplasia intraepitelial prostática (PIN), podem ser de baixo grau (quase normais) ou de alto grau (anormais). Biópsia de próstata com PIN de alto grau indica grande chance de haver células cancerosas e exige novo exame.
Em 2016, cerca de 61 mil brasileiros receberão diagnóstico da doença, sendo a segunda causa de morte por câncer entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Nos Estados Unidos, as estatísticas indicam que 1 a cada 6 homens vai ter câncer de próstata, mas apenas 1 em cada 34 vai morrer por causa da doença. A taxa de mortalidade da doença está em queda, em parte porque está sendo diagnosticada precocemente.


Sobre o Hospital do Câncer de Ribeirão Preto | Fundação SOBECCan

O Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, mantido pela Fundação Sobeccan, é o único hospital exclusivamente oncológico de Ribeirão e região e atua nas áreas de pesquisa, prevenção e assistência do câncer. O Hospital realiza cerca de 400 atendimentos por mês, abrangendo 15 cidades da região, dos quais 99% são totalmente gratuitos.

É uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos.
A Fundação existe há 20 anos e com a ajuda da comunidade e da Prefeitura Municipal está em sua sede própria desde julho de 2006, na qual atende seus pacientes.
Todos os pacientes têm direito a suporte nas seguintes áreas: Fisioterapia, Psicologia (pacientes e familiares) e Assistência Social.

O trabalho é respaldado por voluntariado identificado com a causa da instituição, por um quadro de funcionários envolvidos com a fundação e por um corpo clinico voltado aos pacientes que aqui são atendidos.

Todos os membros da Diretoria Executiva, do Conselho Curador e Conselho Consultivo trabalham sem qualquer remuneração, de forma voluntária.

Website: http://www.revistacorrer.com.br