Atibaia - SP--(
DINO - 27 abr, 2017) - Os
tubos de alumínio são cada vez mais utilizados e nos mais diversos setores, sua versatilidade, leveza, resistência e excelente custo-benefício são os principais motivos de tanto sucesso. Ótimos condutores de nitrogênio, ar comprimido, água gelada, quente ou industrial. Eles são usados na fabricação de máquinas agrícolas, sistemas de irrigação, construção civil, instalações elétricas, sistema de ventilação e iluminação, confecção de móveis, acessórios para piscinas e automóveis. Estes tubos são vistos, atualmente, como substitutos aos tubos de aço carbono, pois apresentam mais vantagens e um grande barateamento de custos. Para atender as mais diversas finalidades, os tubos de alumínio são fabricados em diferentes espessuras, formas e comprimentos.
Os antigos tubos de aço são pesados, precisam de maquinário e grandes equipes para instalação, são ásperos, sofrem com corrosão e desgaste rapidamente e acabam contaminando líquidos ou gases transportados, além de terem vazamentos constantemente. Ao contrário dos tubos de alumínio que são leves, facilmente instalados, evitam vazamentos e explosões, são de fácil manutenção e não sofrem corrosão, o que aumenta a vida útil. Estes itens possuem inúmeros benefícios graças ao material de sua confecção que é conhecido por sua qualidade. Porém é preciso ter alguns cuidados para que a má utilização não afete a qualidade dos tubos, fique atento a pintura utilizada, use apenas produtos de limpeza específicos para alumínio e armazene-os em local adequado.
Nos últimos anos, os tubos deste material começam a ser amplamente utilizados na construção civil. A razão para isso é o aperfeiçoamento no seu processo de produção, visto que anteriormente estes tubos eram indicados apenas para equipamento de baixa pressão como bebedouros, mas agora, em sua nova versão, é possível a sua utilização em instalações hidráulicas que exigem resistência a altas pressões. Para esta otimização duas novas etapas foram incluídas na produção deste material. A trefilação que deformação das extremidades do tubo para chegar ao tamanho/formato desejado, e o recozimento uniformiza novamente o alumínio para que tenha uma aparência lisa e sem rachaduras.
De acordo com a
Intrelcaf , empresa de
tubos e perfis de alumínio , o peso leve e o tamanho bastante reduzido destes tubos têm atraído a atenção de várias outras indústrias para outras aplicações que necessitem de um material simples, mas eficaz. "A facilidade com que o alumínio pode ser moldado é uma grande vantagem do seu uso em equipamentos que precisam suportar altas pressões ou temperaturas. A sua instalação é considerada pelo menos três vezes mais rápida do que os outros materiais usados convencionalmente, pois necessita de menos conexões", explica.
Website:
http://www.intrelcaf.com.br/