São Paulo, SP--(
DINO - 05 mai, 2017) - A empresa Giganti, do grupo Flatbox, utilizou o framework React Native no desenvolvimento da versão beta de uma nova plataforma tecnológica. De acordo com o Diretor de inovação e novos negócios, Fabricio Magrini Sgotti além de prover um resultado satisfatório, também melhora a produtividade, reduzindo assim o tempo de entrega. React Native é um framework para desenvolvimento de Aplicativos Nativos criado pelo Facebook em 2015 usado por empresas como AirBnb, Facebook, Instagram e Sound Cloud. Seu grande diferencial é o desenvolvimento híbrido para Android e iOS, ou seja, tem a possibilidade de programar para ambos de maneira mais prática e eficiente. No Brasil, o framework ainda é novidade e poucos desenvolvedores o adotaram.
Fabricio Magrini Sgotti, atribui a rapidez ao React Native, além do time e dos métodos ágeis para desenvolvimento de software. "Essa nova plataforma tecnológica é muito eficiente e terá popularidade, um projeto disruptivo que demanda trabalho mas precisa ser ágil e conseguir evoluir em pouco tempo, conforme a demanda", diz o executivo.
Com o React Native, é possível desenvolver da mesma maneira que na web, ou seja, o front end permanece igual para ambos os sistemas. Outro diferencial é a praticidade: Diferente do nativo, não é necessário compilar após quaisquer alterações simples. Por isso, após sua criação, milhares de aplicativos norte americanos adotaram o framework: Airbnb, Walmart, Tesla, Vogue, Discord, Sound Cloud, entre outros.
Outras soluções
Em meio à luta entre iOs versus Android, para uma empresa ter um aplicativo compatível com os dois, é necessário procurar programadores nativos específicos de cada sistema. Porém, por ser um trabalho específico, é um mercado ainda escasso, com poucos profissionais no mercado. Além do desenvolvedor, equipamentos específicos também são necessários. Aplicativos iOS só podem ser feitos em sistemas da Apple, por exemplo.
Uma solução que já existia são os frameworks, que adaptam a versão web para aplicativo e tentam reimplementar o sentimento nativo, porém ainda não é tão eficaz, não permanece estável quando o aplicativo tem grande quantidade de usuários. O Engenheiro de Software do Facebook, Tom Occhino, diz em palestra que "Toda vez que alguém tenta reimplementar um aplicativo nativo usando HTML em JavaScript fica uma porcaria, você pode chegar perto, mas na verdade não está nem um pouco parecido".
Website:
http://giganti.com.br/