(
DINO - 16 out, 2015) - Filho e irmão de médicos, Tiago Delgado quebrou a tradição familiar e foi para uma carreira totalmente diferente. Formado em Comunicação Social pela ESPM em São Paulo e pós-graduado pela Universidade de Birmingham na Inglaterra, trabalhou em agências de marketing no Brasil e em Oxford. Mesmo assim, coube a ele, e não aos doutores da família, o desenvolvimento da solução que curou todos os problemas que envolvem a administração de hospitais e consultórios.
Tiago é sócio-fundador da Medicina Direta, empresa que oferece construção de sites e uma plataforma completa de gestão com prontuário eletrônico para os médicos. Com este serviço, o profissional de saúde administra a agenda, consultas, exames, receituários e demais processos que envolvem sua rotina.
"Eu cresci ouvindo todos os problemas relacionados ao dia a dia da gestão de uma clínica. Eles não sabiam ao certo quanto tinham a receber de consultas e se confundiam com agendamentos, além de notar grande ineficiência nos principais pontos administrativos da clínica. Por este histórico, foi fácil identificar o problema", comenta o empresário.
Se o pai e os irmãos influenciaram no desenvolvimento da solução, foi a mulher de Tiago que o fez abrir sua própria empresa. Ela engravidou em 2011 e a chegada da herdeira fez o então profissional de marketing refletir sobre o antigo desejo de ter o próprio negócio. "Era agora ou nunca. Depois não teria mais tempo e oportunidade para isso", alega.
Na ocasião, morava havia nove anos na Inglaterra e trabalhava em agências de marketing, passando pelos setores elétrico e automobilístico. Foi neste momento de fusão de conhecimento e experiência internacional que se encantou com as novas possibilidades tecnológicas. Começou a desenvolver a solução e realizou contatos com possíveis parceiros no Brasil. Em 2012 voltou de vez ao seu país de origem para colocar a Medicina Direta no mercado.
O principal benefício da empresa está justamente no prontuário eletrônico, permitindo que médicos e demais profissionais da saúde possam colocar todas as informações na nuvem. Assim, ele pode acessar todo o histórico do paciente, por exemplo, no seu smartphone em qualquer lugar do mundo.
"Queremos ser o braço digital dos médicos e ajuda-los a avançar além do convencional, mostrar que a verba investida em tecnologia não precisa ser grande, nosso foco é entregar expertise na área de tecnologia de maneira simples e fácil, para que eles consigam ter processos cada vez mais eficientes. Com Medicina Direta, o profissional de saúde faz a tecnologia jogar a seu favor e espanta todos os males administrativos que sofre atualmente", conclui.