São Paulo, SP --(
DINO - 04 mai, 2018) - Entre os dias 12 e 23 de abril, profissionais de marketing de todo o Brasil participaram de uma pesquisa sobre Estratégias de Marketing Digital, a fim de entender como anda a utilização das técnicas, conceitos e táticas em relação à sua atual efetividade perante o público consumidor. O estudo inédito foi realizado pelo Digitalks, em parceria com o Opinion Box, e apresentado durante o Fórum de Marketing Digital, em Florianópolis, no dia 26 de abril.
Foram realizadas 733 entrevistas e a margem de erro da pesquisa é de 3,6 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa lança o insight de que a cada ano surgem diversas estratégias de marketing digital, mas até que ponto os profissionais de marketing estão acompanhando as tendências? Para elucidar essa questão foram testados o conhecimento e experiência de 17 estratégias de marketing digital: Funil de vendas, Growth hacking, Automação de marketing, Social media Ads, Chatbots, Influenciadores, Real Time Marketing/Lives, Inbound marketing, SEO, E-books, Blog, Native Ads, Afiliados, Vídeos online, Webinar, E-Mail marketing e Mídia programática.
A boa notícia é que, em média, o nível de conhecimento é elevado. Cada profissional conhece 15 das 17 estratégias. Do topo para baixo, 99% dos participantes conhecem blog, vídeos online, e-mail marketing e e-books; 95% conhecem influenciadores; 94%, social media ads; 91%, SEO e webinar; 90%, funil de vendas; 88%, automação; 86%, mídia programática, chatbots e inbound marketing; 84%, real time marketing/lives; 77%, afiliados; 66%, native Ads, e 62% conhecem growth hacking.
Porém, ter conhecimento não significa que as estratégias são utilizadas. No geral, em média, os profissionais já experimentaram 9 das 17 estratégias, sendo que as que detém menor nível de experiência são growth hacking (20%), native Ads (29%), afiliados (30%) e chatbots (31%). As mais aplicadas são e-mail marketing (83%), blog (79%), vídeos online (77%), social media ads (75%), SEO (70%), funil de vendas (59%), e-books e inbound marketing (55% cada), influenciadores (54%), mídia programática (47%), webinar (46%), automação de marketing (45%) e real time marketing-/lives (43%).
"Os números mostram que, na média, o profissional de marketing digital brasileiro é conhecedor, ou seja, pelo menos já ouviu falar de determinada estratégia. No entanto, ainda colocamos pouco a mão na massa e isso nos deixa atrás em termos de probabilidade de inovar em relação ao mesmo setor digital de outros países. Nos tornamos menos competitivos com essa postura", opinou Gabriela Manzini, Head de Conteúdo do Digitalks.
Segundo Felipe Schepers, COO do Opinion Box, os profissionais de marketing estão antenados e conhecem diversas estratégias, porém ainda há muito espaço para o conhecimento se transformar em experiência de uso na prática. "Esse espaço deve ser percebido tanto pelas empresas, pois profissionais que experimentam e usaram recentemente possuem menor intenção de trocar de trabalho, quanto pelos profissionais uma vez que a experiência com as estratégias se correlaciona com a renda. Em outras palavras, profissionais que conhecem e já experimentaram mais estratégias ganham mais. Por fim vale destacar que dentre as 17 estratégias diversas avaliadas, os destaques no quesito efetividade são inbound marketing, social media ads e SEO", completa Schepers.
Conforme apontou Schepers, as sugestões de estratégias consideradas mais efetivas por quem já as utilizou destacam-se Inbound marketing (20%), Social media ads (19%), SEO (18%), seguidas por Funil de vendas (16%), Influenciadores (15%) e E-mail marketing (15%).
Com tantas estratégias, a pesquisa apontou quais são as prioritárias por parte dos profissionais para ampliar o conhecimento e se aplicar na prática. Se o objetivo é inovar, é melhor priorizar as menos conhecidas, como Growth hacking (38%), Native ads (34%) e Afiliados (23%). Entre as menos experimentadas foram mencionadas Growth hacking (80%), Native ads (71%), Afiliados (70%) e Chatbots (69%).
Flavio Horta, CEO do Digitalks, afirma que essas informações são fundamentais para que cada profissional e empresa definam se querem inovar ou adotar uma estratégia mais tradicional, dependendo do perfil de cada cliente.
Digitalks e Opinion Box
Desde 2017, o Digitalks estabeleceu uma parceria com o Opinion Box para a realização de novas pesquisas com temas diversos, sempre focadas em marketing digital. Os resultados são apresentados nos eventos promovidos pelo Digitalks.
Sobre o Digitalks
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.
Desde 2009, o Digitalks realiza eventos em todo o Brasil, dissemina conteúdo em diversos canais de comunicação - incluindo portal de notícias, revista e TV Online -, realiza cursos de capacitação e conecta pessoas, incentivando a geração de negócios sólidos. Integrante do mesmo grupo corporativo do iMasters e E-Commerce Brasil, a empresa tem como principal objetivo fomentar o setor digital.
O projeto é um oferecimento de Bing, Dinamize, Google e Vivo Ads e é mantido pelas empresas A² Business Intelligence, Ad.Ez, All iN Marketing Cloud, Apiki, Atena, CI&T, Contentools, CRP Mango, DCG, Gamned!, GTC, Havas Group, Infracommerce, In Loco, Leadlovers, Locaweb, Maqina, mobLee, O2 Media Response, Predicta Group, PwC, Reclame Aqui, SEO Marketing, SharpSpring, Stefanini, Sympla, Unbounce, Vídeo Click, Vitrio, Vtex, Webeleven, Wix e WorldSense. O projeto conta também com o apoio de Abradi, APP Brasil, Cidade Marketing, Digitais do Marketing, E-Commerce Brasil, Era Transmidia, Fenapro, IAB, iMasters, Mestre GP, MMA, Mundo do Marketing, New Value, Opinion Box, Putz Filmes, Siegel Press e Startupi, além de diversos parceiros regionais.
Sobre o Opinion Box
O Opinion Box desenvolve soluções digitais inovadoras para pesquisa de mercado e coleta de dados primários. A empresa lançou a primeira plataforma completa de pesquisa online do país, que atende empresas de diferentes tamanhos e segmentos em diversos tipos de estudo. A ferramenta é integrada a um painel com mais de 100 mil consumidores online.
Website:
http://www.digitalks.com.br