Praia Brava, Itajaí/SC--(
DINO - 14 jan, 2016) - Arte de qualidade impacta o espaço urbano nas ruas
Um movimento global que transforma as ruas em galerias de arte a céu aberto reúne expressões da cultura local que emergem da escultura e da pintura em favor da preservação de uma espécie animal ameaçada de extinção, o elefante.
Esta é a síntese do evento Elephant Parade que chega pela primeira vez na América Latina, e tem como sede a cidade de Florianópolis (SC). Dezenas de esculturas de bebes elefantes, pintadas por artistas da região serão expostas nas ruas da cidade.
O elefante que terá como tema "Meu Boi de Mamão", foi criado pela designer e artista plástica Jana Neves Garcia e é patrocinado pela incorporadora Procave, de Balneário Camboriú.
"A cultura popular açoriana será revitalizada na memória de muitos catarinenses. O elefante da Procave revela elementos da tradição ilhéu e exalta os símbolos culturais, como a Ponte Hercílio Luz, a atividade da pesca artesanal, o Mercado Público, a Bernunça, pau de fita e terno de reis", comenta a inspirada artista plástica Jana.
O elefante "Meu Boi de Mamão", passa pelas cidades de Itajaí e Balneário Camboriú em 2016, e a programação poderá ser conferida nas redes sociais da Procave. No momento ele está exposto em frente ao empreendimento Brava Home Resort na Rua Delfim de Pádua Peixoto no. 350, na Praia Brava, Itajaí (SC).
Ao expor as esculturas nas ruas, a intenção é de alegrar as pessoas e também de chamar a atenção para a grave situação dos elefantes asiáticos e africanos que tiveram nos últimos 100 anos sua população reduzida em 70%. Um elefante é abatido a cada 15 minutos no mundo.
"O Elephant Parade socializa a arte quando a retira dos ambientes fechados das galerias e museus", comemora Rafaela Pinheiro, gerente de comunicação da Procave.
Os recursos arrecadados com os leilões ao final das exposições seguem para organizações globais que cuidam da preservação da espécie e para programas de apoio social indicados pelas empresas patrocinadoras. "O evento tem faceta global mais investe no local, fator determinante para o nosso apoio" acrescenta Pinheiro.
Sobre Jana Neves Garcia:
Natural de Indaial, médio Vale do Itajaí, formada em desenho industrial pela PUC-PR e Artes Plásticas (Superior em Pintura) pela escola de Belas Artes PR, reside em Balneário Camboriú desde 2002. Possui um acervo de obras no Brasil e no exterior. Em sua trajetória estão mais de 60 mostras entre coletivas e individuais.
www.procave.com.brWebsite:
http://www.procave.com.br