Releases 08/07/2015 - 09:45

Observatório do Terceiro Setor: única plataforma de mídia no Brasil totalmente voltada à comunicação e promoção do debate plural do setor


São Paulo--(DINO - 08 jul, 2015) - Analisar, divulgar e promover o trabalho realizado por fundações, organizações não governamentais e entidades que compõem o Terceiro Setor, estimulando o debate de temas interesse do segmento são algumas das missões do Observatório do Terceiro Setor, a única plataforma de mídia do Brasil totalmente dedicada ao Terceiro Setor, com canal aberto no rádio, na TV e na internet, projeto integrante do Instituto Observatório do Terceiro Setor.
Idealizado pelo jornalista Joel Scala, que atua na área da Comunicação há 30 anos, o Instituto investe na especialização e na inovação para elaborar propostas e fornecer conteúdo para o segmento, respeitando os princípios da ética, da valorização do cidadão e dos direitos humanos. A iniciativa é apoiada pela FIA ? Fundação Instituto de Administração.
A atuação do Observatório visa a atender a crescente demanda por informação qualificada sobre o Terceiro Setor e para ele. A relevância do Terceiro Setor no Brasil vem crescendo ano a ano, coexistindo com o Primeiro Setor, representado pelo governo e as ações do Estado com fins públicos, e o Segundo Setor, que são as empresas privadas com fins lucrativos.

Nas últimas décadas, com o crescimento quantitativo e qualitativo das organizações, e com a consolidação democrática, através da pluralidade partidária, da formação de sindicatos e do fortalecimento de movimentos sociais urbanos e rurais, abriu-se espaço para uma atuação mais efetiva das ONGs, fundações e outras instituições. O Terceiro Setor cresce em várias áreas, com o objetivo de atender a demanda por serviços sociais para uma quantidade expressiva da população.

Segundo o estudo Perfil das Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos em 2010, realizado pelo IBGE em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com a Associação Brasileira de Organizações não governamentais (ABONG) e o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), entre 2006 e 2010, observou-se um crescimento de 8,8% das fundações privadas e associações sem fins lucrativos no Brasil, chegando a 290,7 mil. Do ponto de vista da cidadania, a contribuição destas entidades foi fundamental para o processo da reconstrução da democracia brasileira. O conjunto do segmento do Terceiro Setor emprega 1,7 milhões de trabalhadores e representa 1,2% do PIB brasileiro, comparado com o dos 39 segmentos da Indústria de Transformação, e é somente inferior à da indústria petrolífera e da construção civil.
Além disso, o Brasil encontra-se entre os 10 primeiros países do mundo no ranking do voluntariado. Segundo o estudo mundial "World Giving Index 2012 ? A global view of giving trends", 11% dos brasileiros são voluntários ? cerca de 18 milhões de pessoas.
Essa trajetória tem sido acompanhada de perto pelo Observatório do Terceiro Setor, que disponibiliza a comunicação a serviço do debate plural, das boas práticas, da igualdade, da justiça social e para a promoção do direito e do dever da cidadania. "Acompanhando o desenvolvimento do Terceiro Setor no Brasil por 30 anos, tenho tido o privilégio de presenciar personagens de iniciativas pioneiras em diversas áreas sociais, responsáveis por projetos e articulações que construíram propostas que se consolidaram como políticas públicas realizadas no Brasil", afirma Joel Scala.

Internet, rádio e TV

O Portal Observatório do Terceiro Setor traz análises de estudiosos renomados, como o Curador de Fundações de São Paulo, Airton Grazzioli; a cientista social Marcia Moussallem; o jornalista especialista em sustentabilidade Reinaldo Canto; o astronauta Marcos Pontes; Valdir Cimino, publicitário e diretor da Associação Viva e Deixe Viver; Silvio Caccia Bava, diretor do Le Monde Diplomatique; Rogério Sottili, secretário-adjunto de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo; Carmen Dora Ferreira, Advogada, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP; e Wellington Nogueira, Fundador dos Doutores da Alegria..

No Portal, o internauta também pode assistir e escutar os programas de TV e rádio que já foram ao ar e informar-se sobre as boas práticas do Terceiro Setor.

Com programas semanais na rádio Trianon AM e na Net TV, o Observatório do Terceiro Setor tem dado espaço às organizações, fundações e associações do Terceiro Setor não apenas para apresentarem seu trabalho, como também para debater sobre os acontecimentos do Brasil e do mundo sob a ótica do segmento.


Serviço:

Observatório do Terceiro Setor

Portal: www.observatorio3setor.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/observatorio3setor


Na Rádio Trianon AM (http://radiotrianon.tempsite.ws/)
Apresentação: Joel Scala
Ao vivo, às terças e quintas-feiras, das 14h às 15h
Telefone do ouvinte: 11 3289-3580.


Na Net Cidade TV ? canal 13
Apresentação: Joel Scala
Quartas-feiras, à 0h, e reprises às quintas, às 11h; madrugadas de sábados para domingos, à 1h30; segundas, às 14h30; terça, à 1h da manhã