Rio de Janeiro, RJ--(
DINO - 21 dez, 2018) -
Nos últimos anos, o mercado de mototáxi enfrentou uma severa crise. Em Campo Grande-MS, o serviço apresentou uma queda de 60% a 70% entre o final de 2016 e o início de 2017, como noticiou o portal
Campo Grande News. Já em Uberlândia,
mototaxistas relataram uma queda de 80% nas solicitações de corrida, após a chegada de aplicativos de transporte.
É por isso que na cidade de Caruaru-PE, a capital do agreste brasileiro,
o mototaxista Wesley Coelho teve a ideia de criar o Moto5Caruaru, um aplicativo para mototaxistas da região. “Os apps de transporte fizeram muito sucesso na cidade. Por isso, os pedidos de mototáxi diminuíram e foi quando eu pensei que nós também devíamos ter um app, então eu levei a ideia até o Sindicato dos mototaxistas, que nos deu todo o apoio”.
Segundo Wesley, a criação do Moto5Caruaru em outubro de 2017 veio com a intenção de adequar o serviço de mototaxista aos dias de hoje. Ele conta que os desafios do mercado são inúmeros e que quem não se adapta às novas tecnologias pode acabar ficando sem emprego. “Antes da chegada dos apps de transporte, o serviço de mototáxi era muito caro. Quando surgiu essa opção de mobilidade urbana com preços mais acessíveis, nós sentimos a necessidade de nos adaptar”.
O sucesso
Wesley conta que o Moto5Caruaru é hoje o terceiro aplicativo mais baixado na cidade. “Hoje eu não conheço ninguém que pegue moto em praça, é só pelo app”.
Já são aproximadamente 10 mil passageiros cadastrados e a demanda de corridas não para de crescer. “Estamos aumentando a divulgação e nossas expectativas são as melhores. Temos mais de 80 motos cadastradas e todo dia chega mais algumas solicitações de cadastro”.
É visando a segurança dos passageiros e a excelência no serviço que o Moto5Caruaru faz uma série de exigências aos novos cadastrados. “Todos nossos mototaxistas precisam ter uma moto com no máximo 5 anos de produção, placa vermelha e certidão negativa de antecedentes criminais”. Segundo Wesley, o diferencial do Moto5 é a credibilidade de oferecer o melhor para passageiros e mototaxistas.
O nome Moto5 foi escolhido para representar o modelo de negócio da empresa. “Até 3,5 Km o valor da corrida é 5 reais”, explica Wesley. Passada essa quilometragem, o valor cobrado é de 1,40 reais por Km rodado.
Expectativas
Para 2019, Wesley pretende expandir o Moto5, trazendo cada vez mais passageiros e mototaxistas.''A gente começou tão despretensioso e agora estamos com expectativas tão boas para o próximo ano. Queremos crescer ainda mais. Já conseguimos parcerias com empresas, páginas da cidade e programas de rádio e televisão''.
Aplicativo foi desenvolvido por empresa
O Moto5 é um aplicativo desenvolvido com a tecnologia
Moto Machine. O produto da
Machine, empresa carioca especializada em apps de transporte, oferece a mototaxistas de todo o Brasil a possibilidade de ter o próprio app com nome, logo e regras escolhidas por eles mesmos.
Segundo Wesley, a empresa é a que oferece o melhor serviço na área e é uma verdadeira parceira dos mototaxistas. “Esperamos que 2019 seja o ano do Moto5 e da Machine. Crescendo juntos”.
Sobre a Moto Machine
Tecnologia para criação de apps de mototáxi. No mercado desde 2014, a Moto Machine permite que grupos de mototaxista criem seu próprio aplicativo e ganhem dinheiro oferecendo tecnologia de ponta que conecta passageiros e mototaxistas. Saiba mais em:
http://motomachine.net.br.
Website:
http://motomachine.net.br