São Paulo, SP--(
DINO - 18 fev, 2016) - São Paulo ? Dirigido por Gabriel Campos, "Cem Asas" é um curta-metragem ficcional que inaugura as atividades da produtora paulistana Somni Filmes e nasce como um projeto independente totalmente conectado às atuais tendências da produção cultural. Realizado a partir de um financiamento coletivo vinculado à plataforma Catarse, "Cem Asas" ousa ao abordar a loucura como uma potencialização do indivíduo, um tema extremamente sensível e pertinente aos debates da sociedade contemporânea. O lançamento acontecerá em 25 de fevereiro de 2016, às 20 horas, no Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo.
"Cem Asas" narra uma história de desafios que vão além da lógica racional, contextualizada a partir do momento em que um homem preso em um hospital psiquiátrico decide escapar para impedir que sua amada faça um pacto com o excêntrico Deus da Loucura, personagem que "rouba" a sanidade das pessoas. A proposta de reflexão se estabelece no momento da fuga ? quando o ator inicia uma jornada interior no sentido de trabalhar suas próprias questões e aceitá-las para encontrar um equilíbrio que o beneficie.
"O filme tenta representar a loucura como uma potencialização do indivíduo, sabendo de todas as dificuldades que ela pode trazer. É uma proposta de enfrentamento do tema pela arte. Com "Cem Asas", buscamos mostrar que as "asas pesadas da loucura" têm que ser equilibradas para então ? esse mesmo indivíduo ? busque alçar voos maiores", explica o diretor e roteirista Gabriel Campos.
Tão interessante quanto a idealização e proposta do filme, foi o processo criativo deste suspense fantástico. "Cem Asas" é resultado de um trabalho colaborativo que contou com a dedicação e engajamento de estudantes, profissionais e acadêmicos de diferentes áreas, tais como ? Audiovisual, Design, Educação, Marketing, Letras, Literatura, Psicologia, Publicidade e Propaganda.
Durante toda a fase de escrita e elaboração do roteiro, Campos contou com o acompanhamento da psicóloga Flávia Puorto. Entre as literaturas sugeridas para fundamentação e produção estiveram alguns ensaios como "A água e a loucura" (1963) e "A loucura, a ausência da obra" (1964), escritos pelo filósofo e teórico social Michel Foucault.
"O autor francês relata que antes do aparecimento dos primeiros hospitais psiquiátricos, a loucura ?principalmente no teatro e na literatura ? recebia certa aura lúdica. Muitas vezes, o "louco" era considerado o revelador das grandes verdades que a maioria jamais ousaria dizer. Com o advento dos hospitais, a loucura passou a carregar o selo da patologia. E ? ao longo dos anos ? foi perdendo sua força poética. Então, tais textos, juntamente com o documentário "Pegue essas asas partidas" nos deram uma direção sobre um assunto tão complexo. Além da Flávia, a equipe também contava com outro psicólogo, Bruno Tarpani, diretor de fotografia. Acredito que tê-los por perto passou uma maior segurança para os atores e para mim mesmo", detalha o diretor.
Conforme o roteiro avançava, toda a equipe se reunia para incansáveis leituras e aprofundamento das questões a serem retratadas pelo filme. Afinal, o desafio coletivo era transformar todo aquele universo fantástico, inicialmente elaborado em palavras, para um outro contexto ? então, visível e palpável aos espectadores. "E, neste processo, ficou evidente que cinema não se faz sozinho ? é uma arte de encontros em torno de ideias e pessoas", considera Campos.
Durante o lançamento, não será diferente. Após a sessão, acontecerá uma conversa com a plateia no sentido de identificar diferentes percepções em torno do curta. "Queremos dialogar com o público. Afinal, "Cem Asas" é um filme que fala sobre a vida de cada um de nós, especialmente quando buscamos o equilíbrio interno entre nossas "loucuras e potencialidades", dia após dia", finaliza Campos.
"Cem Asas" promete ganhar novos rumos. Encabeçada por Flávia Puorto e Wembler Barreto, a Somni já está desenhando as próximas fases de divulgação do projeto, que ? além de circuitos e salas alternativas ? buscará a exibição do curta em festivais nacionais e internacionais.
? Ficha técnica: Curta "Cem Asas"
Duração: 34 minutos
Gênero: Suspense fantástico
Direção: Gabriel Campos
Elenco: Eduardo Mossri, Felipe Mattarc, Lui Seixas, Olívia Klein e Samuel Chagas
Produção: Somni Filmes
Coprodução: LISA-USP (Laboratório de Imagem e Som em Antropologia ? Universidade de São Paulo)
Classificação: 12 anos
Lançamento: 25 de fevereiro (2016)
Horário: 20 horas
Local: Centro Universitário Maria Antônia
Endereço: Rua Maria Antônia, 258/294, Vila Buarque, São Paulo
Participação: Franca
Catarse:
https://www.catarse.me/cemasasFacebook:
https://www.facebook./cemasas/Palavra da direção e trailer:
www.lisa.usp.br/ftp/cemasas.zipWebsite:
https://www.facebook./cemasas/