Releases 16/06/2015 - 09:59

Cinco dicas para acertar na compra online de tapetes


(DINO - 16 jun, 2015) - Tapetes são um ótimo artifício para redecorar a casa e dar um ar novo à decoração do ambiente. Eles ainda são uma boa forma de oferecer maior conforto térmico durante os dias mais frios, e também acústico, pois abafam ruídos. Na hora de escolher o tapete ideal, muitas pessoas ainda têm receio de fazer suas compras em lojas on-line, mas existem vários e-commerces especializados, como a Inove Tapetes, que trabalham com ótimos materiais e oferecem um atendimento personalizado, mesmo que remotamente, para garantir a total satisfação dos seus consumidores.

Calculando o tamanho

Em salas muito grandes é possível usar o tapete como forma de demarcar e diferenciar ambientes, dando um toque à mais para a decoração (vale também usar dois tapetes, um para cada ambiente). Para criar a impressão de um ambiente maior, uma ideia é usar apenas um tapete grande, que cubra toda a superfície do chão do cômodo, deixando as bordas debaixo dos móveis.

Sendo assim, antes de mais nada, na hora de comprar o seu tapete, é fundamental saber as dimensões da área disponível do cômodo onde será colocado o tapete. É interessante que o tapete cubra toda a medida da sala, por exemplo, ou que ele tenha a extensão suficiente para ser uma parte ficar presa sob os móveis, evitando que as pontas levantem e possam causar acidentes. É importante também comprar modelos com o verso antiderrapante, ou aplicar ao seu tapete fitas adesivas, a fim de evitar acidentes.

O melhor tapete para cada ambiente

Na hora da escolha das cores e estampas, modelos em estilo persa ou provençal dão um tom mais clássico e tradicional ao ambiente. Já tapetes em crochet ou patchwork irão proporcionar à sua casa um ar mais caseiro e aconchegante, até mesmo vintage. Tapetes de várias cores em tons alegres e abertos são a melhor opção para quem quer uma decoração mais jovial e moderna, enquanto modelos com estampas de animais ou outros personagens do universo infantil são mais indicados para os quartos das crianças.

Tapetes de cores claras, confeccionados em algodão, não são tão fáceis de limpar, e devem ser utilizados em locais da casa onde há menor circulação. Se, mesmo assim, a proposta é colocar tapetes claros na sala de visitas, por exemplo, uma boa dica é sempre usar um capacho na porta de entrada, no qual as possíveis visitas possam limpar seus pés antes de entrar. E cada vez mais pessoas adotam o hábito oriental de deixar seus sapatos na entrada da casa, o que é uma boa alternativa para garantir a higiene da casa e a limpeza do ambiente (incluindo aí o tapete). Já modelos de pelos mais curtos, ou confeccionados em material sintético como vinil, polipropileno ou nylon são os mais adequados para casas com moradores alérgicos e para quem possui animais de estimação. Há ainda modelos com tratamento antiácaro. Esses tipos de tapete são mais fáceis de limpar, e aderem menos pelos e poeira, além de serem mais resistentes. É recomendável evitar peças de lã ou de pelos mais longos nesses casos.

Tonalidades mais indicadas

Tapetes em cores muito escuras criam ambientes mais aconchegantes, mas dão um tom mais sóbrio à decoração e dão a impressão de um cômodo com tamanho menor. Já os tapetes claros conferem amplitude e clareiam mais o ambiente. Tons mais quentes como vermelho, laranja e amarelo podem causar sensações de calor e animação. Se a intenção é acalmar e tranquilizar, tons mais frios como lilás, azul e verde são uma boa opção. Já cores neutras como bege, marrom e cinza, além de branco e off-white combinam com qualquer cor da decoração.