Florianópolis--(
DINO - 04 out, 2016) - Dentista com formação na Califórnia é destaque em Santa Catarina com a aplicação e ensino da técnica das lentes de contatos dentais
Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), apresenta que o Brasil é o segundo país que mais investe no embelezamento dos dentes no mundo. Os procedimentos variam de clareamento dental às popularmente conhecidas lentes de contato dentais, que por exemplo, transformaram o sorriso do jogador Neymar recentemente.
Daniel Malta, PhD em Odontologia Estética e que se especializou nas lentes de contatos dentais nos Estados Unidos, confirma que os procedimentos têm avançado e criado cada vez mais mecanismos para deixar o sorriso mais natural. O profissional alerta que é necessário que o paciente busque conhecer sobre os tratamentos e tenha cautela.
"A transformação de um sorriso faz muito bem para a saúde e contribui diretamente com a autoestima do paciente, o que chamamos de Emotional Dentistry. Aos pacientes sempre fazemos um alerta: é necessário procurar um profissional capacitado, especializado em estética, para realizar o procedimento, pois caso o resultado não atinja as expectativas, irá resultar no contrário do que esperado: danos estéticos e emocionais", adverte Daniel, que tem vasta atuação nesta técnica e que atende pacientes de todo o Brasil em seu consultório em Florianópolis, Santa Catarina.
De acordo com a SBOE, as lentes de contato dentais tiveram um crescimento de 300% entre os anos de 2014 e 2015, na região Sudeste. Apenas em São Paulo são aplicadas 28,5 mil lentes de contato por mês. No Rio de Janeiro, este número chega a quase 10 mil procedimentos mensais.
"Apesar de não termos pesquisas específicas em Santa Catarina, percebemos na nossa rotina de consultório, o aumento da procura por pacientes interessados no procedimento", informa Daniel Malta, que também coordena o curso de Biomimetismo com Resinas Cerâmicas, realizado na capital catarinense para dentistas dos estados da região sul do país.
Os riscos do clareamento dental sem supervisão profissional
Um procedimento estético que pode ser muito prejudicial à saúde bucal é o clareamento dental, principalmente quando o paciente resolve agir por conta própria. "Este procedimento pode trazer alterações irreversíveis aos dentes e outras partes do corpo", informa Daniel Malta que comenta que há casos de pacientes que usam misturas caseiras muito perigosas para tentar alterar a cor dos dentes.
Em janeiro de 2015, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma norma que proíbe a venda sem prescrição profissional de agentes clareadores com concentração acima de 3% de peróxido de hidrogênio presente ou liberado a partir de outras substâncias, como o peróxido de carbamida.
Daniel Malta explica que o uso inadequado dos agentes clareadores pode provocar recessões gengivais (a raiz do dente fica visível para sempre), queimadura na gengiva, sensibilidade dental (gelado nunca mais!), alterações pulpares (pode levar à perda da vitalidade do dente), alterações na superfície do esmalte (sorriso opaco), perda do dente por reabsorção radicular, e mais: o peróxido de hidrogênio em contato com a mucosa bucal e trato gastrointestinal é co-carcinogênico.
"O uso indiscriminado e constante potencializa a ação do tabaco, álcool, vírus, herbicidas, pesticidas e outras drogas e aumentam as chances do aparecimento do câncer bucal", afirma o dentista.
De acordo com Daniel Malta, o clareamento dental pode ser realizado no consultório odontológico ou em casa com orientação profissional, com um custo mais baixo. Ambas as técnicas, associadas ou não, são eficazes e atingem o mesmo resultado desde que sejam realizadas com supervisão de um dentista. "Muitos procuram fazer sozinhos para economizar, mas os riscos não valem a pena. Clareamento dental é coisa séria e precisa ter supervisão", acrescenta
Pacientes modelos
Recentemente, Daniel Malta, que atua em parceria com a esposa Fernanda Pacenko Malta, lançou um novo portfólio que apresenta de maneira inovadora, a transformação de pacientes. Por meio de vídeo gravado nas lindas paisagens da Ilha de Santa Catarina, algumas pacientes apresentam o resultado dos tratamentos. "Buscamos mostrar o resultado, fugindo do antes e depois. Nosso propósito é transformar a vida das pessoas e acreditamos que esse tipo de formato é mais encantador. As pessoas buscam o resultado e a forma como este material foi elaborado, transmitiu essa naturalidade que buscamos ao final dos tratamentos", afirma Fernanda, que conta que as pacientes participaram também de uma sessão de fotos produzidas por Renata Cechinel.
Website:
http://danielmalta.com.br/