Releases 10/08/2016 - 15:01

A importância da manutenção preventiva para compressores de ar


Santo André - SP--(DINO - 10 ago, 2016) - Compressores de ar são ferramentas de ampla utilização, podendo ser encontradas em áreas de atuação como a construção, mas também fazendo parte de outros produtos, como um complemento essencial para seu funcionamento. Entre esses estão geladeiras, aquários, quase todos os tipos de automóveis e até em ferramentas menores para realização de trabalhos como a pintura.

Funcionando como um instrumento de complexa execução, os compressores trabalham como o próprio nome diz, sob pressão alimentada por energia elétrica e tanto uma preparação desatenta no momento da utilização, quanto a falta de manutenção constante podem resultar em acidentes graves para seus manipuladores e quaisquer pessoas razoavelmente próximas a ele.

Para garantir uma utilização segura, uma série de boas práticas é indicada para garantir a segurança dos envolvidos em trabalhos com os compressores de ar. A primeira e mais importante é uma das mais negligenciadas, a leitura do manual de instruções.

Este documento é a principal e mais completa fonte de informações da ferramenta, sua leitura e conhecimento são obrigatórios por quaisquer pessoas que venham a trabalhar com um compressor de ar.

Outro fator importante para o bom uso da ferramenta é sua manutenção preventiva, essa prática garante que o compressor mantenha seu pleno e bom funcionamento, assim como desempenho. É preciso realizar quaisquer reparos necessários assim como todas as inspeções periódicas.

A manutenção consiste no uso correto do compressor, sempre o manter nivelado antes e durante o uso, manter sua lubrificação, utilização da fiação adequada para o funcionamento elétrico, nunca conectá-lo diretamente a rede elétrica, verificar compatibilidade em caso de substituições para aumento de pressão e, entre outras, realizar a drenagem do reservatório de água de acordo com sua utilização.

Outras regras de bom uso também garantem o pleno funcionamento da ferramenta e são fáceis de seguir. No momento da instalação do equipamento e também para instalação ou dimensionamento de redes, é imprescindível consultar um profissional especializado no assunto. A manutenção básica de um compressor ainda pode incluir adequada limpeza de alguns complementos, assim como regulares trocas periódicas de itens, tais como o filtro e também a troca de óleo e a correta drenagem do reservatório.