Guarulhos, SP--(
DINO - 16 out, 2017) - Se você tem uma grande ideia para criação de um aplicativo em que haja conexão com a internet e controle remoto, o
PHPoC (PHP on Chip) é a ferramenta que faltava para ajudá-lo com seu protótipo de forma fácil e ágil.
Trata-se de uma plataforma completa de hardware (shield ou CPU) combinada com um kit de desenvolvimento de software com programação compatível com a linguagem PHP (pré-processador de hipertexto) que traz possibilidades infinitas.
Você pode, por exemplo, automatizar uma casa, um escritório, criar um novo equipamento ou melhorar outro já existente. Tudo vai depender da sua criatividade.
"O PHPoC é uma ponte para tornar possível a conexão com a internet de coisas que tipicamente não têm esse acesso e permitir seu controle remoto", destaca o desenvolvedor de sistemas embarcados Felipe Neves.
A ideia é embarcar o PHP, uma linguagem de programação utilizada para construção de back-end web, em um pequeno microcontrolador que possui a tarefa de se comportar como servidor, permitindo que aplicações clientes se conectem e controlem ou monitorem atuadores e sensores.
PRODUTIVIDADE
Felipe afirma que a principal vantagem do PHPoC no mundo das plataformas de hardware programável está no software.
Ele destaca que trabalhar com uma linguagem de alto nível como o PHP economiza um tempo gigantesco no desenvolvimento, pois o usuário não tem que lidar diretamente com problemas típicos de sistemas embarcados, como configuração de periféricos, roteamento de I/O (entrada e saída de dados) para os terminais corretos e configuração de clock.
"Entre as vantagens de usar PHP em aplicações de automação e Internet das Coisas (IoT), está a produtividade da linguagem. Você cria mais funções e dá mais inteligência aos dispositivos dispendendo menos tempo de desenvolvimento, pois vários componentes já são nativos da própria linguagem e o desenvolvedor só precisa fazer alguns ajustes", explica.
Outro ponto positivo do PHPoC é que o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) é extremamente descomplicado. Basta arrastar e soltar os arquivos de código fonte desejados dentro do projeto corrente e começar a desenvolver as aplicações.
APLICAÇÕES
Com o PHPoC, é possível criar aplicações complexas, repletas de conectividade e interação humana, por meio de páginas web (navegadores como Chrome, Safari ou Mozilla).
Como exemplo, Felipe cita a automação residencial, como o fechamento e a abertura de janelas, assim como o envio de notificações para o dono da casa, em qualquer lugar do mundo, sobre a luminosidade e a temperatura ambiente.
A conectividade do PHPoC também permite que ele seja colocado em locais agressivos, como em monitoramento de pressão e temperatura de caldeiras, informando sobre possíveis perturbações que poderiam levar a explosões muito antes delas acontecerem.
"O PHPoC pode ser entendido como um dispositivo programável para sentir e reportar através de páginas web. Você escolhe o que quer sentir (umidade, pressão, luminosidade), controlar (uma porta, um drone, uma luz) e programa o PHPoC para que tome decisões de forma automática", ilustra.
EXCLUSIVIDADE
No Brasil, os produtos da linha, desenvolvidos pela sul-coreana
Sollae Systems, estão à venda com exclusividade na
Baú da Eletrônica, empresa especializada em
componentes eletrônicos com sede em Guarulhos, São Paulo.
As plataformas base do PHPoC são a IoT programável, que opera em modo standalone, e a shield para Arduino, que provê conectividade wireless (wi-fi) ou wired (ethernet).
Dois hardwares de referência que estão disponíveis na Baú da Eletrônica são o
PHPoC Blue e o PHPoC Shield.
Website:
http://www.baudaeletronica.com.br