(
DINO - 27 out, 2015) - "Sou seu chefe, faça o que estou mandando." Esse tipo de ordem, tão comum de ser ouvida no passado, já não existe mais nas empresas que já despertaram para a cultura de "empowerment" ou de "empoderamento". De acordo com o consultor e especialista em vendas José Ricardo Noronha, as companhias que dão poder a seus colaboradores tendem a ter resultados incríveis.
"De forma bastante simplificada, pode-se traduzir "empowerment" como a competência essencial das organizações de alta performance. Com ela, todos os profissionais têm real autonomia para fazer tudo o que é possível para encantar e fidelizar os clientes, para torná-los fãs e verdadeiros embaixadores da marca", afirma o autor do livro "Vendas! Como eu faço?".
Noronha admite que, nas reuniões de briefing com os clientes que atende, fica evidente o desejo das empresas em desenvolver internamente esta cultura de "empowerment", mas a grande dúvida é como fazer isso adequadamente.
"Trata-se de um dos maiores e mais espinhosos desafios das companhias e, sem dúvida, é de responsabilidade da alta gestão, dos grandes líderes. Quando o processo é bem executado e se tem toda uma organização 100% focada e empoderada para resolver os problemas e realizar os sonhos dos clientes, os resultados são fantásticos. Para isso, é fundamental existir confiança entre líderes e liderados."
Confira abaixo 3 dicas de Noronha para você criar uma cultura de "empowerment" em sua organização:
1) Os líderes precisam inspirar, capacitar e motivar seus profissionais o tempo todo. Isso só é possível quando os líderes verdadeiramente conhecem cada um dos liderados e sabem fazer a boa conexão entre sonhos, desejos, necessidades e expectativas deles com valores, missão, propósito e metas da empresa. Sem isso, fica muito difícil encantar o cliente com profissionais 100% comprometidos em bem servi-los o tempo todo.
2) Os líderes precisam se fazer disponíveis aos seus liderados o tempo todo e dar a eles real autonomia. Não nos esqueçamos de que a grande função do líder é oferecer um propósito, uma visão e uma missão grandiosa aos seus liderados. E, para que isso se viabilize na prática, o líder precisa estar disponível o tempo todo para dar "coaching" constante que privilegie a alta performance dos profissionais e da empresa como um todo.
Além disso é preciso que haja confiança plena entre líder e liderados, e esta confiança só existe quando os profissionais têm real autonomia para bem realizar suas tarefas e responsabilidades. Lidere pelo exemplo!
3) Os líderes precisam servir e ajudar o tempo todo. Como ensina James Hunter, autor do best-seller "O Monge e o Executivo", liderança servidora é dedicar tempo e esforço para identificar e satisfazer as necessidades legítimas de suas pessoas. Quando você faz isso, necessariamente constrói relacionamentos sólidos e saudáveis.
"A cultura de "empowerment" é um dos grandes segredos das empresas que mais encantam seus clientes. Portanto, dê poder e autonomia aos seus profissionais e coloque como a missão maior encantar todos os clientes e transformá-los em fãs. Os resultados que você e sua empresa alcançarão serão surpreendentes e poderosos!", finaliza Noronha.
Sobre José Ricardo Noronha
É vendedor, palestrante, professor, escritor e consultor. Tem como sonho e missão transformar a carreira e a vida de milhares de profissionais e os resultados de vendas de empresas através do compartilhamento de lições, experiências, dicas e da sua própria história de superação pessoal.
Formou-se em Direito pela PUC/SP e tem MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Possui especialização em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Vanderbilt University (Owen Graduate School of Management) e atua como professor dos Programas de MBA da FIA e também do Programa de Educação Continuada do Corretor de Imóveis do CRECI/SP.
Escreveu os livros "Vendedores Vencedores" e "Vendas. Como eu faço?", que contam com a participação especial de experts como Gustavo Cerbasi, Robert Wong, Eugenio Mussak, Raul e James Hunter, entre outros. É considerado um dos 5 maiores palestrantes e professores de vendas do Brasil.
Website:
http://www.paixaoporvendas.com.br