Belo Horizonte, MG.--(
DINO - 25 mai, 2017) - Segurança da informação é a preocupação primordial por parte de quem adota um software de gerenciamento em shoppings. A qualidade do produto contratado é um aspecto importante, mas que é complementado por uma implantação bem construída e com atenção a detalhes.
Existem dois cenários possíveis: ou o shopping está implantando um software pela primeira vez, ou está mudando de sistema. No primeiro caso, a implantação é mais simples, uma vez que a estrutura será construída do zero.
Já em casos de migração de sistemas, podem existir alguns obstáculos, especialmente quando a estrutura anterior é muito diferente. Isso pode acontecer, por exemplo, na migração de um sistema web para um sistema desktop.
Em todos os casos, uma boa preparação e cuidados pontuais podem facilitar o trabalho da TI e evitar uma série de problemas futuros. Listamos, aqui, quatro pontos que merecem atenção especial ao implantar um software de gerenciamento em shoppings:
Ter um servidor
Em softwares com estrutura desktop, é muito importante que o sistema esteja instalado em um servidor, para então ser distribuído entre os usuários. Usar a máquina de um usuário como servidor improvisado aumenta muito as chances de que o sistema se torne indisponível, já que um computador em uso pode apresentar problemas com frequência.
Ter uma política de backup
Perder informações é certamente uma das consequências mais graves de uma implantação mal planejada. Por isso, ter uma política de backup é outro ponto fundamental. Um eventual problema no servidor ou a necessidade de espelhar ou evoluir o sistema são tarefas muito mais simples e seguras quando a empresa possui uma política consistente de backup das informações.
Ter uma política de acesso já definida
Mesmo com o suporte para implantação prestado pela desenvolvedora do software, o ideal é que o shopping conte com uma política de segurança de acesso previamente definida. Isso significa esquematizar, previamente, os níveis de acesso de cada usuário: se poderão editar ou apenas visualizar uma certa área; a quais módulos terão acesso, como contas a pagar ou auditoria.
Sendo assim, os níveis de acessos já existentes podem apenas ser traduzidos para o programa, evitando problemas futuros.
Ter o sistema operacional atualizado e licenciado
Especialmente depois da recente onda de ciberataques mundial, vale a pena reforçar a importância de prevenir invasões e roubo de informações antes de implementar uma gestão digital. Para isso, um passo importante é manter atualizados e devidamente licenciados os sistemas operacionais e ferramentas da empresa. Da mesma forma, um bom sistema antivírus ajuda a barrar a ação de hackers.
A Group Software investe sempre em tecnologia de ponta e prima pela segurança dos dados de seus clientes. Conheça o Group Shopping, software para a gestão de shopping centers desenvolvido pela empresa. Entre em contato com a central comercial Group Software através do telefone 0800 702 5700 ou acesse o site groupsoftware.com.br.
Assessoria de Imprensa:
Veronica Soares -
veronica.soares@groupsoftware.com.brGlayce Lima -
glayce.lima@groupsoftware.com.br(31) 2103-5700
www.groupsoftware.com.brWebsite:
https://www.groupsoftware.com.br/home/default.aspx