Releases 10/04/2017 - 22:18

Programa Proendo fará 40 cirurgias de endometriose


São Paulo, SP--(DINO - 03 abr, 2017) - O programa é uma iniciativa social criado pela Profa. Dra. Helizabet Salomão, de conscientização e inclusão do diagnóstico e tratamento da endometriose profunda, e reúne na Santa Casa de São Paulo, uma equipe multidisciplinar formada por ginecologistas, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais médicos no apoio e tratamento de mulheres portadoras da doença.

Pela primeira vez, desde que foi lançado, há quase cinco anos, o PROENDO começou 2017 com um recorde no número de cirurgias, beneficiando 40 mulheres portadoras de endometriose profunda, possível graças a uma doação única e especial de uma grande indústria privada, o programa realizará as cirurgias na Santa Casa de São Paulo, com a primeira cirurgia já realizada no dia 13/02.

Obs.: Assista às entrevistas, com a médica e com a paciente, realizadas antes da cirurgia. O último link é a entrevista com a paciente antes da alta médica, após a cirurgia.
https://youtu.be/yCTDuAoN9Ms
https://youtu.be/X0JtUU2NVQY
Após a cirurgia - https://youtu.be/fnFaasm9wdI

"A cirurgia tem custo elevado e o número de pacientes da Santa Casa na fila para esse procedimento é de cerca de 250 mulheres, o que pode demandar uma espera de quase uma década até a cirurgia", relata a professora. "Desde que o PROENDO foi lançado, realizávamos até 10 cirurgias anuais com recursos de doações de empresas como essa, cujo nome prefere manter em sigilo", explica. "Este ano nós vamos bater nosso recorde de cirurgias realizadas de uma só vez!", celebra a professora.

A primeira paciente da fila é uma mulher de 46 anos, viúva e mãe de dois filhos. Ela trabalha como auxiliar de limpeza em uma loja. Há três anos ela teve de se submeter a uma colostomia, porque a endometriose lhe comprometeu seriamente as funções intestinais. "O caso dela é de uma gravidade sem precedentes mas, com a intervenção cirúrgica, conseguimos reverter a colostomia, bem como devolver a ela, uma vida normal, com saúde e sem dores. Estamos ansiosos por poder dar seguimento a esta fila imensa, pois acompanhamos este e tantos outros casos de sofrimento de mulheres que vivem com a endometriose e suas consequências, físicas e sociais", relata.

A recuperação da cirurgia é mais um desafio, porque exige uma dieta de líquidos e o retorno à alimentação normal é lenta, porém necessária para que o intestino e suas funções sejam restabelecidos. Joseane ainda se movimenta com restrições, sem esforço físico, mas recupera-se muito bem.

Consequências

A endometriose é uma doença que impacta na qualidade de vida de mulheres jovens, em idade produtiva e reprodutiva, e que muitas vezes demora quase uma década a ser diagnosticada. Fortes cólicas são as queixas mais frequentes das pacientes, prejudicando o desempenho em atividades rotineiras, como estudo e trabalho. Outros sintomas recorrentes são queixas de dor nas relações sexuais e infertilidade. A demora no diagnóstico e tratamento pode comprometer toda a região pélvica, com danos nos intestinos, bexiga e reto.

"O PROENDO foi lançado para ajudar mulheres a conseguir o tratamento adequado. Estima-se que 7%a 10% da população feminina sofram com a doença", discorre a Profa. Dra. Helizabet Salomão. "Peritônio e o ovário são os principais tecidos atingidos, mas pode ocorrer também, comprometimento intestinal entre 5,3 % a 12%, alcançar 16% em mulheres assintomáticas e até 30%em mulheres inférteis", relata a professora.

Dados estatísticos
Aproximadamente 66% das mulheres portadoras de endometriose apresentam seus primeiros sintomas até os 20 anos. Destas, 38% expressam sintomas antes dos 15 anos. Ainda assim, o diagnóstico é geralmente obtido entre os 25 anos e 35 anos. Este atraso é decorrente em parte, pela falta de sintomas consistentes e da ausência de teste diagnóstico específico em 47% dos casos.


Objetivos do PROENDO:
? Facilitar o acesso a informações relacionadas à endometriose a maior número de mulheres de todas as classes sociais e especialmente destinada às mulheres portadoras de endometriose.
? Oferecer suporte multidisciplinar às mulheres portadoras de endometriose.
? Buscar parcerias com as instituições públicas e da iniciativa privada para aumentar o número de cirurgias para tratamento de endometriose profunda realizadas na Santa Casa de São Paulo.
Dados de conjuntura
? Falta de informação sobre endometriose no sistema público de saúde;
? 15% das mulheres podem ter endometriose na sociedade;
? No Brasil estima-se que somemseis milhões de mulheres portadoras;
? Falta de serviços especializados no diagnóstico e tratamento;
? Falta de profissionais treinados para atender as portadoras;
? Ausência de reconhecimento por parte dos órgãos governamentais sobre o problema;
? Alto custo do tratamento e falta de verba específica para o tratamento;
? Fila de espera com mais de 250 mulheres portadoras de endometriose intestinal na Santa Casa de São Paulo.


Sobre Helizabet Salomão

Coordena uma equipe multidisciplinar especializada na Clínica Ayroza Ribeiro, juntamente com Prof. Dr. Paulo Augusto Ayroza Galvão Ribeiro. É professora assistente da Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo. Atualmente é chefe do setor de Endoscopia Ginecológica e Endometriose da Santa Casa de São Paulo e professora da Pós-graduação nesta mesma instituição. Dedica-se à Ginecologia Minimamente Invasiva com interesse especial à Videolaparoscopia e Videohisteroscopia.

É coordenadora da Ginecologia do Núcleo Avançado de Endoscopia Ginecológica (NAVEG), que realiza cursos de treinamento em sutura laparoscópica, simpósio de Anatomia laparoscópica e Treinamento de Laparoscopia em cadáver.Participa de estudos que investigam a interferência de diversos fatores biomoleculares na gênese e na progressão da endometriose, os danos psicológicos e sexuais causados pela doença, bem como os efeitos do tratamento da endometriose na qualidade de vida das mulheres portadoras da doença.
http://www.clinicaayrozaribeiro.com.br/
--
Sandra de Angelis
sandra@edgemidia.com.br
Skype -fonteac
https://www.facebook.com/sandra.deangelis
twitter: @sandradeangelis
(5511) 4195-9211 /99911-3798
www.edgemidia.com.br

Website: http://www.clinicaayrozaribeiro.com.br