Releases 11/04/2016 - 14:53

Jogos de Empresa: ferramenta para a capacitação de executivos e empresários


Belo Horizonte, MG.--(DINO - 11 abr, 2016) - Os jogos de empresas são ferramentas de eficácia comprovada na capacitação profissional. De maneira lúdica, permite a simulação de vivências empresariais e, assim, o desenvolvimento das habilidades necessárias ao bom desempenho dos recursos humanos de uma empresa. Criados como suporte para a metodologia CEFE (Competência Empresarial através da Formação de Empreendedores) podem ser aplicados em treinamentos diferenciados, desde aqueles voltados para o microempresário até os direcionados a executivos de grandes corporações.

A Jogos de Empresa, criada em 1999, trabalha no desenvolvimento e na comercialização dessa ferramenta. Os kits de produtos da Jogos de Empresa são formados por descrição do jogo; roteiro de aplicação e de processamento; material necessário à aplicação (as peças do jogo em si). De acordo com a gerente comercial da Jogos de Empresa, Silvana Gomes, quando bem aplicados, os jogos contribuem para a correção de falhas nos processos de gestão e para o aprimoramento e a descoberta de competências/habilidades profissionais.

Para cada habilidade/competência profissional, a Jogos de Empresa desenvolve produtos específicos. Hoje estão disponíveis à venda, jogos para o desenvolvimento de 27 competências: análise e resolução de problemas, atendimento, cálculo de risco, competição, comportamento empreendedor, comunicação, cooperação, criatividade e inovação, custos, empreendedorismo, equipe, finanças, habilidade, ideia de projeto, liderança, marketing, meio ambiente, mercado, motivação, negociação, organização, planejamento, plano de negócios, qualidade, relação interpessoal, tomada de decisão e vendas.

"Sempre acreditei que, através de um treinamento, podemos ampliar o horizonte das pessoas. Por isso, eu priorizo metodologias que levam a vivências e, é aí, que entra minha parceria com a Jogos de Empresa. Hoje, sinceramente, não sei montar um treinamento, workshop, qualquer outra forma de evento que não tenha essa premissa", diz Anamaria Barcelos, diretora da Desenvolvimento Humano, que atende grandes empresas como a Fiat e a MRV. Para ela, o jogo é uma forma lúdica de treinamento que proporciona uma discussão rica. "E, a partir dessa reflexão, uma mudança de postura que leva à conquista de resultados positivos".

Doutora em administração e professora da Universidade Federal de Viçosa, Raquel Santos Soares Menezes também ressalta a eficiência dos jogos. "Até por ser acadêmica por formação, quando lia sobre os jogos, estudava sobre os jogos, ou até mesmo assistia um jogo, sempre ficava com aquela impressão: mas é uma brincadeira, será que as pessoas vão levar isso mesmo? Será que isso faz sentido? Mas, depois que fiz um curso sobre a aplicação dos jogos, entendi a seriedade da ferramenta que, ao simular fatos da nossa rotina profissional, mexem com as nossas emoções, nos levam, então, à reflexão e à mudança de atitude", observa.

Website: http://jogosdeempresa.com.br/