Releases 02/08/2016 - 16:08

Reclame AQUI e Ministério da Transparência fecham parceria para atendimento mais rápido a queixas sobre serviços públicos


São Paulo--(DINO - 02 ago, 2016) - O site Reclame AQUI lançou oficialmente a parceria com o Ministério da Transparência, que tem como objetivo atender as reclamações de cidadãos contra órgãos públicos federais. Para isso, haverá uma integração entre a plataforma Reclame AQUI Serviços Públicos, que já recebeu 450 mil reclamações, e o sistema E-ouv, das Ouvidorias do Poder Executivo Federal, responsável pela solução dos problemas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (02/08), durante coletiva de imprensa realizada na sede da empresa, na Zona Sul de São Paulo.

Com a presença do Ministro da Transparência, Torquato Jardim, o evento contou também com a participação do CEO do Reclame AQUI, Maurício Vargas, e do ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Junior. "Foi uma grata surpresa receber o convite da Ouvidoria (Geral da União). A intenção é de melhorar a relação entre o cidadão e o poder público", destacou Vargas, durante a coletiva.

O ministro lembrou que esta é a primeira parceria das ouvidorias federais com o setor privado, e ressaltou que os dois lados terão de dividir esforços. "Teremos que compartilhar a prestação de contas. Essa é a ideia central. É preciso que a sociedade civil saiba e controle a qualidade dos serviços que lhe são prestados", acrescentou.

Para o ouvidor-geral da União, a parceria tem como objetivo transformar o descontentamento do cidadão em uma melhoria na prestação do serviço público. "A gente precisa escutar o cidadão para que ele participe efetivamente na mudança da política pública".

Como vai funcionar
A integração do E-ouv com o Reclame AQUI vai promover mais transparência no atendimento. "As reclamações não vão mais ficar num lugar incerto", aposta o ouvidor. O cidadão que quiser reclamar deve acessar cidadao.reclameaqui.com.br, fazer o cadastro na plataforma e procurar pelo órgão ou serviço que deseja reclamar.

Ao escolher reclamar de "serviços públicos", o usuário escolhe o órgão público que quer fazer uma queixa, seleciona o motivo e cadastra a reclamação. "Vamos gerar uma disputa real entre as ouvidorias", acredita Maurício Vargas.

Website: http://www.reclameaqui.com.br/