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DINO - 28 jun, 2018) - A consolidação do uso da tecnologia no setor hospitalar e na saúde como um todo é cada vez mais forte. A partir de indicadores que monitoram o destino de recursos financeiros de Tecnologia da Informação, podemos verificar que os investimentos cresceram nos últimos anos. Tanto o setor, como os profissionais de saúde e os próprios pacientes percebem, hoje, a presença da tecnologia nos processos cotidianos.Um deles é o registro digital dos prontuários médicos. Um levantamento realizado pela consultoria Accenture com 500 médicos revelou que 70% deles têm mais proficiência no uso de prontuários eletrônicos agora do que nos últimos anos. Além disso, 63% dizem que o uso de tecnologia na área de saúde reduziu o tempo das consultas.Muito disso se deve ao projeto que normatizou a digitalização dos prontuários dos pacientes. O PLS 167/2014 estipulou que os prontuários poderão ser digitalizados ou microfilmados para facilitar o armazenamento e, desde que seja feita a certificação digital, os documentos originais poderão ser descartados. Isso agilizou muito a gestão dos pacientes.A quantidade de pacientes que passa por um hospital ou clínica diariamente gera um amplo volume de prontuários em papel, que necessitam de um grande espaço para armazenamento e são de difícil localização quando é preciso procurar por um arquivo. A Gestão Eletrônica de Documentos (GED) é uma alternativa que economiza tempo e espaço na organização de prontuários. A solução digitaliza, trata e armazena cada documento, por meio de scanner, um software e um servidor em nuvem, que permitem, inclusive, o acesso remoto a partir de outras unidades clínicas. Outras soluções, como a impressão de diagnósticos, que substituem os filmes radiológicos por imagens digitais, já é uma realidade e são vários os benefícios que podem ser destacados. Dentre elas estão a constante queda nos custos com armazenamento digital e a possibilidade de acesso remoto as imagens e a ampliação dos métodos de diagnósticos, pois a utilização de técnicas de processamento de imagens traz consigo um ganho de novas ferramentas para o laudo, tornando o trabalho do médico radiologista mais preciso.Um ponto igualmente importante a ser considerado é a possibilidade da impressão em papel do exame para fins de documentação e não para laudar, podendo reduzir em até 80%, e em alguns casos até mais, os custos relacionados ao processo de impressão em filme destes diagnósticos. Nesse processo, o outsourcing de impressão exerce uma função fundamental, essencialmente quando realizado com parceiros altamente capacitados e que entendem as melhores técnicas para realizar esse trabalho. A agilidade na triagem e no atendimento de pacientes também tem encontrado na tecnologia uma solução extremamente eficiente. Para garantir a segurança e qualidade no atendimento para todos, as instituições de saúde no Brasil estão adotando o chamado "Protocolo de Manchester", sistema que determina a prioridade clínica do paciente, garantindo que o atendimento ocorra no tempo hábil. Por meio pulseiras de identificação com informações digitais, é possível fazer esse trabalho. Companhias que trabalham há anos com o setor hospitalar oferecem soluções que facilitem e agilizem o atendimento, fornecendo tecnologias completas para a identificação de pacientes. Essas vão desde a identificação pelo sistema Manchester de Classificação de Risco à impressão de dados variáveis e códigos de barra diretamente nas pulseiras de identificação. Isso facilita o processo de triagem mesmo sob grande demanda e a partilha de informações pelos vários profissionais envolvidos no atendimento.Muitas dessas tecnologias já estão acessíveis tanto para grandes hospitais como também para clínicas que contém estruturas enxutas. As soluções que automatizam e simplificam processos, aprimoram a infraestrutura e, sobretudo, reduzem custos, a um investimento de valor acessível, estão à disposição e devem cada vez mais fazer parte do dia a dia do setor.* Rodrigo Reis é diretor comercial e sócio da Reis Office, empresa de soluções completas para impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos